A origem italiana de Antônio Prado faz desse município um dos mais pitorescos do Rio Grande do sul. Com 15 mil habitantes, o conjunto de 48 casas de madeira e alvenaria construídas pelos imigrantes italianos entre o final do século 19 e o início do século 20 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Isso foi determinante para a escolha do município como cenário das gravações de O Quatrilho. A cultura italiana é bastante preservada através dos corais, festas, artesanato e gastronomia.

Rio Grande do Sul

Antônio Prado se destaca pelos vários atrativos naturais e pontos turísticos. A Igreja Matriz vale uma visita. Ela se destaca pelos seus vitrais coloridos e estilo ímpar. A bela escadaria foi feita por portugueses, apesar da descendência italiana. Outro local que atrai muito os turistas é a Cascata da Usina, localizadas a seis quilômetros do município, na verdade são duas cascatas de rara beleza, com incríveis 60 metros de altura.

No roteiro Caminhos da Imigração, localizado na linha 21 de abril, se localizam vários atrativos turísticos que mostram o trabalho e os costumes dos primeiros imigrantes. Em Antônio Prado visite tabmém o moinho de água e o Centro de Artesanato Lavoro Della Mane, produzido pelos moradores locais. Há ainda a Ferraria Marsílio onde é demonstrado o funcionamento de uma antiga marcenaria e ferraria. O santuário de Monte Bérico tem como atração principal a Nossa Senhora que usa brincos e anjos na cabeça. Visite a Cantina Graciosa que dispõe para venda salames, queijos, copa e torresmo.

Casas antigas de Antônio Prado RS

Casas Italianas antigas em Antônio prado RS

Antônio prado RS

Antônio prado Rio Grande do Sul

Ainda seguindo o roteiro, um passeio imperdível é pelo Vale do Rio das Antas. Há um belvedere que proporciona bela visão do vale e o sinuoso caminho que corta os morros da região. A gruta natural do município de Antônio Prado, construída em 1920, é o ponto de encontros dos fiéis. É lá que são realizadas as festas religiosas com lindas procissões dos fiéis.

Localizado a 185 quilômetros de Porto Alegre, Antonio Prado convida você a conhecer a história da imigração italiana.