No oeste de Minas Gerais se localiza uma simpática cidadezinha chamada Araxá. Entre tantas belezas naturais, a maior atração turística do município são suas famosas fontes termais e sulforosas.

Araxá, Minas Gerais

Araxá, Minas Gerais - MG

As Termas de Araxá atraem muitos turistas dispostos a usufruir dos benefícios das suas águas consideradas terapêuticas. Sem dúvida o destaque fica para a galeria suspensa que liga as termas ao Tropical Grande Hotel. Com cerca de 100 metros de altura, o panorama lá de cima é simplesmente incrível. Aliás, o hotel deve ser incluído no seu roteiro. Datando de 1944, o interior do estabelecimento é de encher os olhos dos hóspedes, com sua decoração exuberante. Os espelhos, pisos de mármore carrara e os salões de baile com seus enormes lustres são de tirar o fôlego. Para relaxar, o visitante pode passear nos jardins belíssimos planejados por ninguém menos que Burle Marx.

Araxá também é conhecida por ser o local onde morava a famosa cortesã Dona Beja, figura ilustre do lugar e que morava em um casarão, hoje museu. No acervo, constam alguns dos seus objetos particulares.

Quem vai a Araxá está convidado a visitar os monumentos religiosos e culturais da cidade. Há várias igrejas antigas como a Capela de São Sebastião, totalmente em estilo colonial e que ainda abriga um museu sacro. O artesanato, que faz grande sucesso entre os turistas, é feito em tear. Os deliciosos doces em compota e biscoitos compõem os atrativos dessa bela cidade mineira que encanta a todos pela sua beleza ímpar.

A cidade é um ótimo destino para os recém casados desfrutarem das ruazinhas antigas e do cenário deslumbrante da Serra da Bocaina, cujos picos vão até 300 metros de altura e chamam a atenção dos praticantes de esportes radicais.

As atrações de Araxá não param por aí. Conheça um pouco mais sobre elas:

Complexo do Barreiro

Complexo do Barreiro Araxá MG

A seis quilômetros de Araxá, é nesse local que se localizam as fontes de águas minerais radioativas e sulforosas. O complexo é composto pelo Grande Hotel e pelas Termas de Araxá. E as atrações para quem o visita são muitas. Há bosques, lagos e praças onde o turista pode relaxar sempre respirando o ar puro e desfrutando da natureza. Os jardins merecem um registro especial, já que foram planejados pelo renomado paisagista Burle Marx. Não é a toa que todo o conjunto arquitetônico do Complexo é tombado pelo governo do Estado.

Ruína do Hotel Rádio e Matas da Cascatinha

Antes um hotel, atualmente um parque para lazer e divertimento. No local há inúmeras opções de entretenimento para crianças e adultos. Com pistas para caminhar e andar de bicicleta, os visitantes têm uma total integração com a natureza, relaxando entre os mirantes e pomares. O acesso à Mata da Cascatinha é feito através do parque, onde muito verde espera por você. No antigo hotel, construído em 1919, costumava se hospedar Santos Dumont.

Cachoeira Argenita

Araxá Cachoeira Argenita

Localizada no município de Ibiá, quem visita a cachoeira deve estar acompanhado de um guia local. A queda de 40 metros proporciona uma bela visão.

Fonte Andrade Junior

Araxá MG Fonte Andrade Junior

Bastante procurada por pessoas que sofrem de diabetes, obesidade, problemas estomacais, reumatológicos, urológicos, hepáticos, entre outros, devido à grande fama de cura de suas águas.

Fonte Dona Beja

Araxá MG Fonte Dona Beja

As águas da fonte vêm de uma rocha, mas não é apenas por suas águas apresentarem propriedades benéficas que a fonte é famosa. É nela que Dona Beja costumava mostrar seus dotes ao se banhar completamente nua.

Museu Dona Beja

Um casarão do século XIX e que serviu de lar para Dona Beja hoje é um museu e uma cafeteria, excelente lugar para um happy hour com os amigos.

Araxá é um encanto. Venha conhecer essa linda cidade e desfrutar das suas belezas naturais