Passar algumas horas na cidade de Mariana, em Minas Gerais, é uma autêntica volta ao passado. Com muitos atrativos culturais, incluindo igrejas e museus, o visitante certamente retornará para casa com muitas lembranças inesquecíveis. Conheça agora um pouco sobre o Centro Histórico da cidade de Mariana – MG:

 

Catedral Basílica da Sé – Mariana – MG

Catedral Basílica da Sé em Mariana - Minas Gerais

Catedral Basílica da Sé mariana - MG

Sem dúvida, é uma das mais ricas do Brasil. Por fora, sua fachada simples não revela as belezas dos ornamentos no seu interior. A Basílica da Sé foi inaugurada em 1760 e quem visita Mariana não pode deixar de passar por lá. Os lustres são de Cristal da Boêmia. Os altares se destacam por terem sido talhados pelo mestre de Aleijadinho, o escultor Francisco Xavier de Brito. Mas a grande atração da Catedral é o órgão alemão, de 1701. Apesar de bastante antigo, o instrumento continua em pleno funcionamento. Os turistas e moradores da cidade são agraciados com seus concertos. Com sete metros de altura e cinco de largura, o órgão é um dos orgulhos da cidade.

Basílica de São Pedro dos Clérigos

Basílica de São Pedro dos Clérigos Mariana - MG

Mais um belo monumento de Mariana, a Basílica possui uma vista invejável do alto da torre. Antiga, datada de 1752, possui formato oval e o altar-mor em cedro, ambos com influências italianas.

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis Mariana MG

Datada de 1794, a Igreja de São Francisco de Assis guarda diversas obras do pintor Manoel da Costa Athayde, um dos maiores artistas do período colonial. Aleijadinho também deixou sua marca no templo, como o medalhão da portada de pedra-sabão e os relicários do altar. O destaque também fica por conta da sepultura de Athayde dentro da igreja.

Museu Arquidiocesano de Arte Sacra

Um casarão antigo, de 1770, é o lugar onde estão guardadas muitas obras de Aleijadinho e as belas pinturas de Mestre Athayde. As outras atrações ficam por conta de objetos sacros de ouro e prata e demais esculturas religiosas e suas indumentárias, datadas dos séculos XVIII e XIX.

Casa de Alphonsus de Guimarães

Os admiradores do poeta, escritor e juiz Alphonsus de Guimarães podem ter acesso aos seus objetos pessoais no museu, local onde o mesmo viveu por muitos anos. O sobrado do século XVIII conta com objetos pessoais, móveis, arquivos e biblioteca pessoal. Vale a pena visitar.

Casa de Câmara e Cadeia

Casa de Câmara e Cadeia Mariana MG

Atualmente o lugar é a sede da Câmara dos Vereadores, mas no passado abrigou a Casa de Câmara e Cadeia, senzala e local de fundição de ouro. Além disso, foi também a primeira sede do Governo de Minas Gerais. Data de 1782.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Em 1999, a Igreja sofreu um grande incêndio, restando somente o altar-mor, em estilo rococó. Porém, o lugar foi recuperado e abriga muitas obras, entre elas as pinturas de teto de Francisco Xavier Carneiro. A Igreja data de 1784.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Mariana MG

De 1758, a irmandade dos negros construiu essa bela igreja que conta com belas obras de Athayde no altar-mor e nos altares laterais.

Visite Mariana e se encante com suas belezas históricas.