Carrancas se situa no antigo caminho da Estrada Real, rota turística que liga as principais cidades do interior de Minas Gerais. Era nesse trajeto histórico que circulava o ouro, entre Paraty (RJ) e Ouro Preto (MG). São cerca de 70 quilômetros da Estrada Real que atravessam Carrancas.

 Cachoeiras de Carrancas MG

As fazendas que tanto atraem os turistas eram, no passado, terras que foram divididas e que ainda hoje mantêm seus nomes originais. A grande maioria é administrada por famílias tradicionais de Carrancas. As mais conhecidas são a Fazenda da Serra das Bicas, das Pitangueiras, do Retiro de Baixo, da Cachoeira, do Bananal, do Grão Mogol e Fazenda do Saco. A Fazenda do Engenho hoje é um Hotel-Fazenda e quem se hospeda em lugares assim podem sentir o gostinho de levar uma vida colonial, passear a cavalo e saborear delícias feitas nos fogões à lenha.

Carrancas Minas Gerais

Serra de Carrancas - Carrancas MG

Carrancas MG

A Serra de Carrancas, com 25 quilômetros de extensão, pode ser percorrida de bicicleta ou a pé. A visão é de 360 graus, com uma altura de 1380 metros. O turista se surpreende com o panorama formado pelas nascentes e cachoeiras, pássaros, borboletas e trilhas dos quartzos que brotam do chão. Outro ponto que merece destaque é o topo do Monte Teta. Lá de cima se avista a formação da serra e toda a cidade de Carrancas. A pedra do pôr-do-sol é o local perfeito para apreciar o astro-rei cair lentamente.

Na fazenda Traituba um enorme Jequitibá com altura de 7 andares faz sucesso entre moradores e visitantes e é atrativo turístico obrigatório de Carrancas.

Carrancas é um lugar repleto de belezas naturais. Não deixe de conhecer este lindo lugar.