Bento Gonçalves é nacionalmente conhecida como a capital brasileira do vinho. Localizada na serra gaúcha e a 124 quilômetros de Porto Alegre, o município é um importante polo industrial e turístico do Rio Grande do Sul. Os seus atrativos são vinculados à uva e ao vinho.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves – O mundo do vinho

Cidade acolhedora, Bento Gonçalves também se destaca pela sua natureza ímpar. A cidade é sede de várias festas onde o vinho e a uva são as estrelas principais. A mais conhecida é a Fenavinho Brasil, cujo objetivo é promover o vinho nacional, reunindo as principais vinícolas do país.

Sua colonização se deu através dos imigrantes italianos que chegaram a Bento Gonçalves no natal de 1875. A partir daí iniciou-se o desenvolvimento local. O município faz parte do Vale dos Vinhedos, roteiro que abriga o melhor do enoturismo do Brasil.

Com muitos atrativos turísticos, quem visita Bento Gonçalves não deve deixar de conhecer os Caminhos de Pedras, fazer o passeio de trem da Maria Fumaça, Rota das Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas e Vale dos Vinhedos. Vale a pena dar uma passadinha nas vinícolas e conhecer o processo de fabricação dos vinhos. O ponto alto é a degustação da bebida de excelente qualidade.

A gastronomia típica italiana faz muito sucesso e está presente nos restaurantes, cantinas e galeterias da cidade. A infraestrutura hoteleira é de alta qualidade, com destaque para o hotel Dall Onder.

Bento Gonçalves possui o maior e mais equipado Centro de Eventos do Rio Grande do Sul, com área de mais de 320.000 m2. Lá se realizam a Fenavinho Brasil, a Movelsul, Expobento, entre muitos outros.

Um lugar que oferece muitas opções de lazer e turismo, Bento Gonçalves é uma cidade excelente para passear e fixar moradia. Inclua a serra gaúcha no seu roteiro de férias e conheça uma cidade hospitaleira e de gente trabalhadora.