Neve é uma coisa rara no nosso país, é por isso que muitos brasileiros escolhem destinos nevados para passar as férias, sejam elas em Julho ou Dezembro. As opções são muitas; podemos nos aventurar em nossos vizinhos Argentina e Chile, Brasileiros na Neveque possuem ótimas estações de esqui, cordilheiras nevadas e vários programas de inverno; ou podemos ir mais longe e parar na Suíça, ou no Canadá, países especialistas em esportes de inverno e que parecem adorar o frio.

Seja aqui na América do Sul, na América do Norte ou na Europa, o importante é saber o que precisamos fazer para ter certeza que nossa viagem na neve será divertida, segura e sem contratempos. Já que não estamos acostumados com a neve, não sabemos direito como lidar com ela. Mas, basta um pouco de informação e cuidado.

O que levar na mala

Parece estranho, mas roupas de verão ou a roupa que usamos no dia a dia nas cidades mais quentes do Brasil, são essenciais para uma boa mala de Inverno. Países com temperaturas externas muito baixas usam aquecedores em todos os locais internos. Por isso, muitas pessoas que vão despreparadas a esses países acabam passando calor. É importante levar camisetas de manga curta, chinelos, shorts e saias para curtir os espaços fechados da estação de esqui, da pousada nas montanhas ou do hotel no meio de lagos congelados.

Outros produtos essenciais que são surpresa: Protetor solar e óculos escuros. Neve não quer dizer ausência de sol e, muitas vezes, ela potencializa seus efeitos, pois reflete muito a luz solar. Climas frios também são muito ressecados, por isso, leve hidratantes potentes, principalmente para mãos, pés e lábios.

Uma boa mala de Inverno possui roupas mais frescas e bons casacos impermeáveis e isolantes térmicos. Esses casacos te deixam livre para deitar e rolar na neve, protege do frio sem que você depois precise sair descamando camadas de roupas ao entrar em locais fechados e os mais modernos são bem leves. Sapatos impermeáveis também são importantes, pois a umidade da neve acaba com os sapatos, molha as meias e acaba causando problemas sérios nos pés.

Compre também botas de frio. Caso vá esquiar, separe um bom dinheiro para alugar não só os equipamentos, mas também as roupas apropriadas para o esqui. Faça aulas de esqui, pois o esporte pode ser perigoso. Não esqueça de complementar sua proteção contra o frio com luvas, meias finas e camiseta segunda pele, além de gorros para cobrir a cabeça e proteger as orelhas.

Leve seus próprios remédios para gripes, resfriados e tombadas porque nunca se sabe quais as restrições para compra de remédio o país que está visitando tem. Pronto, você é um brasileiro pronto para descobrir a neve.