De nome muito inusitado, o Buraco do Padre é uma furna localizada a 26 quilômetros da cidade de Ponta Grossa, no distrito de Itaiacoca. O lugar é muito bonito. Há uma abertura na base e no seu interior uma bela cascata de 43 metros de altura, convidativa a banhos, formada pelo rio Quebra Perna.

Buraco do Padre Paraná, Ponto Grossa

Visita ao Buraco do Padre

Quem for visitar o Buraco do Padre deve estar preparado para caminhar 1 quilômetro do estacionamento até o interior da furna, através de um bosque. Mas não se preocupe, a caminhada não exige grandes esforços e é repleta de belezas naturais. Como o local é afastado, recomenda-se que o carro fique bem trancado durante sua ausência.

O acesso ao Buraco do Padre se dá caminhando pela água rasa. Então se prepare para tirar os sapatos e molhar a barra das calças. O fundo do rio é de areia, mas cuidado ao cruzá-lo. Ele não é fundo, mas é preciso saltar algumas pedras. Depois é só apreciar a linda cascata que surge por dentro das rochas, encantando a todos. A água é fria, mesmo nos dias quentes. O lugar está em constante processo de erosão, aumentando o tamanho da furna.

Recomenda-se que a visita seja feita de dia, pois por lá não há qualquer indicação para o turista, causando certa confusão para encontrar o lugar.

É possível escalar as pedras e chegar ao platô. Há uma trilha, mas ela se torna íngreme, necessitando de um pouco de coragem para escalar. E quem for visitar o Buraco do Padre, um alerta: lá não há banheiros e lanchonetes. E sendo uma Unidade de Conservação, não é permitido acampar por lá.

 Fotos do Buraco do Padre – Ponta Grossa-PR

Buraco do Padre, Ponta Grossa - Paraná

 Buraco do Padre pr

Buraco do Padre, Ponta Grossa

 

 Buraco do Padre, Ponta Grossa-pr

A origem do nome tem relação com os jesuítas que viveram no local. Com a missão de converter os índios para o cristianismo, eles também tinham o costume de subir ao platô para meditação e descanso.

Visite o Buraco do Padre e passe momentos maravilhosos em meio à natureza.