Em Caeté, Minas Gerais, o passado anda junto com o presente. Uma típica cidade mineira, Caeté é rodeada por serras e muito verde. O barroco, como não podia deixar de ser, está presente nos seus monumentos. Um deles e a Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, a primeira de Minas Gerais, feita de alvenaria. Volte ao século XVIII visitando lugares como o Museu Regional e o Museu Casa João Pinheiro ou Solar do Tinoco.

Caeté Minas gerais mg

O Patrimônio Histórico e Arquitetônico da cidade atraem muita gente em um lugar que oferece vários atrativos turísticos. Em Caeté, que em tupi-guarani significa Mata Densa ou Mata Virgem, há um local muito apreciado pelos turistas e que vale a pena ser conhecido. Para chegar até a Serra da Piedade e visitar o santuário localizado no seu alto, é preciso percorrer uma estrada sinuosa de um pouco mais de cinco quilômetros. Lá em cima o turista encontrará duas igrejas, sendo que uma delas abriga a imagem de Nossa Senhora da Piedade. Os mais antigos afirmam que esta obra é de Aleijadinho. O Santuário foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1956.

A Serra da Piedade é um lugar único, um passeio imperdível para quem visita a região. Ela está situada a nada menos que a 1746 metros acima do nível do mar e lá de cima a vista panorâmica permite avistar Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Santa Luzia, Raposos e Sabará.

O trajeto para alcançar o alto da serra é meio complicado. A velocidade deve ser baixa, pois a via é de mão dupla e estreita em alguns pontos. Apesar de ser asfaltada, o cuidado deve ser redobrado.

O santuário local acolhe os romeiros que costumam fazer peregrinações durante o ano. Não são poucos que percorrem a pé o trajeto, com paradas na Via Sacra para orar e ao terminar, no alto da serra.

Santuário Nossa Senhora da Piedade MG

Santuário Nossa Senhora da Piedade, Caeté MG

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Outro atrativo da serra da piedade é o Observatório Astronômico Frei Rosário. Nos primeiros sábados de cada mês o local abriga eventos astronômicos de vulto. É aberto a visitação pública, sem haver necessidade de agendamento. Escolas e grupos devem se informar como pode ser feita a visita consultando o site www.santuarionsdapiedade.org.br.

O Santuário Nossa Senhora da piedade possui vários e belos espaços para melhor receber seus romeiros. A estrutura dispõe do Espaço Café, restaurante, estacionamento e a Casa dos Peregrinos Dom Silvério, cujo local foi especialmente projetado para orações, meditações e realização de seminários.

A Ermida da Padroeira é a capela onde está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, a padroeira de Minas Gerais. Nos dois corredores laterais estão localizadas a Capela do Sagrado Coração de Jesus e a Capela do Santíssimo Sacramento.

A Igreja Nova das Romarias é uma edificação de padrão moderno. A ornamentação interna conta com murais de cerâmica fosca, cujas paredes possuem temas bíblicos.

Para aqueles peregrinos que desejam passar mais tempo no Santuário, o local oferece a Casa dos Peregrinos Dom Silverio. O visitante tem a opção de passar um dia inteiro ou se hospedar. A Casa pode receber até 38 pessoas.

O restaurante, chamado de Espaço Dom João Resende Costa, é um lugar muito aprazível. A paisagem panorâmica da Serra da Piedade é impressionante tanto de dia ou à noite, bem como o belíssimo pôr-do-sol.

A Via Sacra oferece dois percursos para os peregrinos que desejarem vivenciar os passos da Paixão de Cristo. O trajeto mais longo é realizado pela estrada vicinal que leva ao Santuário. O mais curto fica entre a Ermida e o Calvário.

No Calvário, frente à Ermida, estão as esculturas do Calvário. Elas pesam duas toneladas cada. São três imagens. No centro fica a cruz onde está presa a imagem do Cristo. Ao lado direito está a Virgem Maria e à esquerda a imagem de São João.

Caeté e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade aguardam você e sua família para juntos passarem momentos inesquecíveis.

Para mais informações sobre a cidade, acesse: www.caete.mg.gov.br