O Caminhos de Pedra é formado por belas paisagens que retratam fielmente a imigração italiana no Brasil, em todos seus detalhes. Aberto há mais de um século, o caminho leva até a Colônia de São Pedro, distante 13 quilômetros do município. O roteiro possui sete quilômetros de construções em pedra e madeira. Bucólico e tranquilo, o Caminho das Pedras lembra muito a região da Toscana, na Itália.

Caminhos de Pedra

Nesses deliciosos 13 quilômetros, os turistas passam por muitos lugares que os remetem ao Velho Continente. Moinhos, teares, capelas e casas de massas são alguns dos muito locais que encantam os visitantes. Além disso, é possível ter acesso à produção de queijo de ovelhas e conhecer o antigo e o novo processamento de erva-mate.

Durante o trajeto nos Caminhos de Pedra, há venda e degustação da típica gastronomia colonial como doces, salames e conservas. Os pontos de visitação geralmente são propriedades particulares. Em alguns lugares o turista pode entrar, conhecer e adquirir os produtos. Porém, em outros a observação é somente externa.

Caminhos de Pedra RS – Fotos

Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves RS

Alguns pontos durante o trajeto merecem destaque. O Il Cantuccio del Pomodoro ou Casa do Tomate é um deles. A construção é típica italiana e são produzidos e comercializados diversos derivados do tomate como molhos, geleias, tomate seco, extrato, suco e cosméticos. Não há adição de conservantes químicos e pode se degustar praticamente todos os itens de produção.

A casa de doces Predebon é uma bela construção de tijolos. As frutas comercializadas por lá são cultivados na propriedade.

A Casa da Ovelha agrada principalmente a criançada. O cenário é típico italiano e a construção é totalmente de madeira. Os turistas podem fazer a degustação de queijos, doce de leite, iogurtes e derivados do leite de ovelha. O detalhe é que toda a produção é sem lactose. A explicação para os baixinhos curtirem tanto o local é pela visita ao rebanho das ovelhas.

Instalada em uma casa de madeira, a Casa da Tecelagem produz nos seus teares artesanais mantas, cachecóis, tapetes rústicos, cortinas, almofadas e roupas. Um atrativo a mais é a visita aos teares para acompanhar todo o processo de criação.

Casa Strapazzon é um dos lugares mais atraentes para os turistas. A construção é de pedras e lá funciona uma cantina. No porão há a degustação e compra de queijos, copa, salame, sucos e vinhos.

Para maior comodidade aos turistas, durante o percurso há banheiros e restaurantes. O passeio dura um dia inteiro por causa das paradas. Procure sua agência de viagens e faça esse passeio inesquecível.

Para mais detalhes e informações acesse o site do Caminhos de Pedra: caminhosdepedra.org.br