Centro de referência das artes no Rio de Janeiro, a Casa de Cultura Laura Alvim possui uma vista privilegiada, de frente para o mar. Tem lugar em Ipanema, na badalada Avenida Vieira Souto, altura do posto 8 e é um dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Casa de Cultura Laura Alvim

Atriz sem muito sucesso na carreira, Laura Alvim construiu nas dependências da casa um palco. Declamações e peças eram encenadas para amigos e logo a casa se tornou um ponto de encontro de artistas de todas as idades. Laura doou a casa para o Estado do Rio de Janeiro em outubro de 1983, vindo a falecer cinco meses depois.

Transformada em Centro Cultural em 1986, a Casa possui três andares e 2000 m2 de muita cultura e opções de divertimento. Atualmente conta com cafeteria, livraria, 3 salas de cinema, teatro com 245 lugares, Espaço Rogerio Cardoso com 70 lugares e galeria de arte. O Museu Laura possui uma exposição permanente de móveis e objetos de uso pessoal de Laura Alvim e família. A responsável pela programação da Galeria de Arte é a curadora Ligia Canongia.

Casa de Cultura Laura Alvim

A arquitetura e decoração são um diferencial. As paredes do teatro principal são feitas de pedras e as 245 poltronas foram projetadas por ninguém menos que Oscar Niemayer. Os cinemas são dotados de cadeiras espreguiçadeiras na primeira fila, poltronas largas, som e projeção digitais.

Casa de Cultura Laura Alvim é palco de grandes espetáculos

Espetáculos de primeira já foram e são encenados na Casa de Cultura Laura Alvim como Quatro vezes Beckett, Quartett, Theatro Musical Brasileiro, Mary Stuart, Tristão e Isolda e Dama da Noite.

Sem dúvida, a Casa de Cultura Laura Alvim merece ser visitada. O Rio de Janeiro não é só praia. É cultura também. Além de ótimos teatros, a cidade também conta com importantes museus, como o Museu Histórico Nacional, e várias outras atrações que encantam todos os turistas que a visitam.

Mais locais turísticos do Rio de Janeiro