Casapueblo UruguaiMuitos brasileiros acreditam que Punta del Este é um bom destino turístico somente para quem quer aproveitar praias e resorts à beira mar. Porém, essa região e a cidade do Uruguai possui vários atrativos culturais, gastronômicos, belezas naturais e muito mais.

Um dos pontos turísticos mais famosos é a Casapueblo, onde o artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró mora.  O artista plástico tem um ateliê no ponto mais alto da casa que mais parece uma vila. Além do ateliê, a casa tem um restaurante e um hotel.

A Casapueblo fica em Punta Ballena, apenas 15 km do centro da cidade de Punta del Este. A casa tem uma arquitetura interessante. O processo de construção começou em 1958 com um cômodo feito de latas que depois virou um cômodo revestido por ripas de madeira de navios naufragados.

Casapueblo - punta del este

Casapueblo em punta del este

Casapueblo - punta del este Uruguai

O ponto principal do estilo da casa é a técnica que o artista usou para pintar as paredes de madeira: ele pregou uma espécie de tela de galinheiro nas paredes e pintou de branco para contrastar com o céu e o mar. Assim, a casa virou uma das maiores obras de arte do artista uruguaio, conhecida internacionalmente como uma escultura para habitar.

O Artista da Casapueblo

Carlos Vilaró é um artista plástico completo que já trabalhou com tapeçaria, pinturas em mural, esculturas, arquitetura e pintura. O artista se diz muito influenciado pela cultura africana, a cultura afro-uruguaia e a afro-brasileira, sendo particularmente ligado com a Bahia. Vilaró acredita que a arte é um caminho de exploração da vida. Para ele, a vida é cheia de portas que devem ser abertas e exploradas e é isso o que ele faz com sua arte.

Com essa visão exploradora da arte e da vida, Vilaró também já compôs peças musicais e conduziu uma orquestra. Suas esculturas são largamente inspiradas pelas formações naturais da região de Punta del Este. Casapueblo é inspirada nos ninhos de lama criados por pássaros da região. Seu ninho particular, a casa foi construída ao longo dos anos, muitas vezes um cômodo sendo adicionado para acomodar um hóspede em especial, e hoje é uma das maiores e mais belas esculturas do mundo das artes plásticas.