No local onde hoje está localizada a catedral metropolitana de Florianópolis existia uma antiga capela construída pelo bandeirante Francisco Dias Velho, o fundador de Nossa Senhora do Desterro. Era tradição, no ano de 1675, fazer essas construções nos lugares mais altos e visíveis da cidade.

catedral-metropolitana-de-Florianópolis-SC

Catedral Metropolitana de Florianópolis SC

A catedral começou a ser projetada quando em meados do século XVIII a antiga capelinha ficou acanhada para o grande número de fiéis que lotavam a igreja para assistir às missas. Iniciada a construção em 1748, a catedral só teve sua obra concluída 25 anos depois.

De lá para cá, a catedral teve que se adaptar à diversas mudanças que alteraram sua forma original. Suas paredes foram alargadas e colocado um alpendre em estilo neo-clássico.

catedral metropolitana Floripa

Um dos grandes atrativos da catedral e o seu acervo de arte sacra. Algumas belas obras podem ser admiradas, como a “Fuga para o Egito”, escultura entalhada a mão em peça única, representando a fuga da sagrada família para o Egito. Para os amantes da arte vale a pena admirar o órgão de tubos alemão, o carrilhão principal com 5 sinos e os vitrais.

catedral metropolitana de Florianópolis por dentro

Catedral de Florianópolis SC

A última grande reforma da catedral foi uma parceria que envolveu investimento público estadual e municipal. A beleza arquitetônica ganhou mais destaque com diversas intervenções de ordem estrutural, fachada e no sistema de sonorização e iluminação.

Para visitar a catedral é bem fácil. Ela fica localizada bem no centro de Florianópolis, em frente à famosa praça XV de novembro.

A Ilha da Magia não é apenas sol e mar. Venha visitar uma das mais belas capitais do Brasil!

Conheça também as praias de Santa Catarina