O Catetinho foi a primeira residência oficial em Brasília do presidente Juscelino Kubitschek (JK). O local recebeu esse nome devido ao Palácio do Catete, que era até então a residência oficial do presidente.

Catetinho Brasília DF 1 Catetinho   Brasília DF

O projeto foi feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer em novembro de 1956 e concluído em apenas 10 dias. O Catetinho é um prédio simples, feito de madeira, sem muito conforto ou honras oficiais, ficou conhecido como “Palácio de Tábuas”.

O Catetinho está protegido até hoje e recebe vários visitantes de todas as partes do Brasil. Lá é possível conhecer diversos cômodos da casa, como a antiga suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto dos membros do governo, o quarto de hóspedes e a sala de refeições no térreo.

Em diversos cômodos você encontra várias fotos do ex-presidente e pessoas próximas e também de vários candangos que vieram trabalhar em Brasília naquela época. O local também guarda várias ferramentas, utensílios e objetos originais utilizados na época.

O prédio de madeira está instalado próximo a uma nascente na Fazenda do Gama e qualquer pessoa pode ir visitar, sendo necessário agendar visita apenas para grupos maiores que 20 pessoas.

O Catetinho foi a morada oficial do presidente Juscelino Kubitschek até junho de 1958, quando ficou pronto o Palácio da Alvorada e ele pôde se mudar.

Endereço: Km 0 – BR 040 / Gama – DF

Tel: (61) 3338-8807 / (61) 3338-8803

Galeria de imagens – Catetinho DF

 

Mapa de localização – Catetinho – Brasília DF

[mappress mapid="77"]