Centro Histórico de São Francisco do SulA Ilha de São Francisco do Sul não se destaca apenas pelas suas belas praias. O Centro Histórico, com nada menos que 150 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, promete um retorno ao passado. O turista se encanta com a arquitetura do lugar. O cenário é formado por ruelas muito estreitas e por casarões em estilo colonial português, muitos deles centenários. Coloridos, com janelões e grandes portas, os casarios levam o visitante a acreditar que está vivendo em outra época. As calçadas possuem muros de pedra e há trapiches até a baía de Babitonga.

Outro ponto turístico muito visitado é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça. Com estilo veneziano, sua construção é bastante inusitada. A base foi feita com cal de concha, óleo de baleia e areia. Desde sua construção em 1699, a edificação já passou por várias reformas que modificaram suas características originais. No seu interior, a imagem da padroeira, com mais de 400 anos é um dos motivos de orgulho da cidade. As estátuas barrocas, datadas dos séculos 17 e 18, também são dignas de registro por parte dos turistas. Outra atração é o órgão utilizado nas missas. Muito antigo, ele veio do Rio de Janeiro em 1823.

Centro Histórico, São Francisco do Sul - Santa Catarina

 forte marechal luz, São Francisco do Sul SC

 

A construção do Mercado Público Municipal da Ilha de São Francisco levou 4 anos para ficar pronta. Por muito tempo foi o centro comercial da ilha. Houve algumas modificações na sua estrutura e em 1976 o Mercado passou por uma restauração. O turista encontra no seu interior comércio de açougue, peixarias e lojas especializadas em artesanato.

A Ilha de São Francisco do Sul possui belezas em cada recanto. Nas suas próximas férias conheça este fascinante lugar.