Conheça a Chapada das mesasA pequena cidade de Carolina, que fica no sul do Maranhão, e ainda fica próximo a divisa com o Tocantins, é o ponto de partida para uma grande aventura através de cenários de tirar o fôlego. Passando pela cidadezinha você começa a se deparar com formações incríveis, repletas de cachoeiras, além de formações que mais parecem que foram feitas á mão.

Chapada das Mesas

A região é repleta de belezas, que muitas vezes você até mesmo deverá ficar confuso para onde irá olhar, um exemplo disto é o Santuário da Pedra Caída que conta com três quedas d’água, a principal delas cai de uma altura de mais de 46 metros de altura em meio a um cânion incrível.

Este é o Parque Nacional da Chapada das Mesas, onde você poderá encontrar um grande misto de sertão, bosques de buritizais, com quedas d’água, cânions, cerrado, entre várias outras coisas. Tudo isto sendo explorado através de várias estradas de terra, onde apenas carros com tração 4 x 4 poderão passar, é um lugar excelente para a prática tanto de caminhadas como rafting, rapel entre várias outras atividades consideradas radicais.

Chapada das mesas

Para que se possa conhecer todos os recantos desta bela reserva, que foi criada no ano de 2005, é importante se contratar os serviços de agências de turismo locais, já que quase tudo fica bem longe e o acesso é precário, elas oferecem carros e guias que vão rumo aos diversos poços existentes da região e ainda cachoeiras. Ao caminho da região, as grandes atrações são todas as formações existentes.

Sem dúvida alguma um dos grandes cartões postais para visitação é o Santuário da Pedra Caída, e em seguida a emoção ainda deverá ficar por conta de uma boa caminhada por dentro de um cânion de mais de 300 metros para que se possa apreciar todos os mergulhos no poço que se forma lá em baixo. Além disso, este acesso deverá incluir a caminhada pelo rio e também por rampas de madeira que são suspensas, sendo possível até mesmo fazer rapel e também tirolesa no local.