Um dos destinos brasileiros mais disputados e conhecidos é a Chapada Diamantina, localizada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina e situada no centro da Bahia, na região Nordeste. É nessa localidade serrana que nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, Jacuípe e do Rio das Contas.

 Parque estadual da Chapada Diamantina - Bahia

A geologia da Chapada Diamantina

A formação geológica proporciona o brotamento de água no cume das montanhas que fazem parte da Chapada Diamantina e, com o deslizamento dessas, desgasta-se o relevo e se criam as famosas formações que tornaram essa região icônica no país. De pequenas quedas d’água temos borbulhantes e belíssimas cachoeiras que formam piscinas naturais transparentes.

Lago Chapada Diamantina - Bahia

lagoa em Chapada Diamantina - Bahia

O destino chamado Chapada Diamantina

Como destino o parque é o lugar ideal para aqueles que curtem contato com a natureza, trekking, aventuras e cenários de tirar o fôlego. As principais cidades que envolvem o Parque Nacional são: Lençóis, Vale do Capão, Andaraí, Igatu, Mucugê, Palmeiras, Campos de São João, Ibicora e Rio das Contas. Todos esses lugares oferecem uma ótima infraestrutura de guias e agências de turismo, hotéis e restaurantes para aqueles que querem proporcionar algum período de descanso ou aproveitar melhor a viagem.

Esportes de aventura na Chapada Diamantina

Para aqueles que curtem uma aventura, esportes como escalada, canoagem, mountain bike, trekking, rapel e tirolesa podem ser praticados em várias regiões do parque. Por exemplo, se você curte escalada, pode praticar vários estilos do esporte em lugares de fácil acesso, com sombra e ao lado de uma cachoeira, algo atípico para os escaladores. Esse tipo de região proporciona um melhor aproveitamento do passeio e das atividades lá praticadas.

Ecoturismo na Chapada Diamantina

A fauna e a flora da Chapada Diamantina também são bem vastas. A vegetação predominante é conhecida, em geral, como campo rupestre. É mais rasteira e considerada um dos mais ricos ecossistemas do mundo. É possível encontrar mais de 100 espécies de flores como orquídeas e ainda: bromélias, cactos, begônias, trepadeiras e sempre-vivas, onde a floração pode ser apreciada entre os meses de abril e agosto.

A variedade da fauna também é imensa, sobretudo quando o assunto são as aves: existem mais de 250 espécies na Chapada Diamantina. O beija-flor-gravatinha-vermelha é uma espécie endêmica na Chapada e aprecia viver em áreas superiores aos mil metros de altitude. Nas matas, também vivem o tamanduá bandeira, o macaco prego, a jaguatirica, entre outros animais, alguns raros.

 Montanhas da Chapada Diamantina - Bahia

Chapada Diamantina - Bahia

gruta Chapada Diamantina - Bahia

lago subterranio Chapada Diamantina - Bahia

Cachoeiras Chapada Diamantina - Bahia

Lago na chapada Diamantina

Chapada Diamantina Grutas

Gruta da Lapa Doce na Chapada Diamantina

Se você está procurando um destino diferente e rico, a Chapada Diamantina é a sua indicação. Para mais informações e indicações de guias e hotéis, visite: http://www.guiachapadadiamantina.com.br/