Alguns fatores provocam o enjoo durante uma viagem, mas todos eles afetam uma região do corpo, que causa o mal estar. No labirinto, órgão situado dentro do ouvido, possui cílios que se movimentam de acordo com a cabeça. Os cílios são responsáveis pelo equilíbrio do corpo, portanto, as pessoas mais sensíveis a movimentação destes cílios bruscamente, proporciona desconforto e mal estar.

Como evitar enjoos em viagens

Evitando o enjoos e mal estar nas viagens

Observar a paisagem durante a viagem pode causar enjoo, devido a passagem rápida de imagens, muitas informações vão para o cérebro simultaneamente e o mesmo não compreende o que está recebendo, gerando o temido mal estar. O motorista dificilmente sente enjoos, pois este está sentado a frente e com uma concentração maior na via. Observando esta característica, a pessoa que possui sensibilidade a movimentação, deve primeiramente se sentar a frente, no banco do passageiro, para melhor absorção de imagens, e evitar sentar na parte do carro que mais sacode, a parte de trás.

Evitar buscar imagens próximas ao carro é uma outra opção para evitar enjoos. Capte pontos distantes do carro para observação. Se for possível, pare a viagem algumas vezes para que o corpo estabilize, desta forma haverá diminuição do mal estar, podendo prosseguir viagem por mais um tempo sem se sentir mal. Ingira comidas leves antes da viagem, não fique sem se alimentar com medo de provocar vômitos, a falta de alimentos pode causar queda na pressão quando começar a se sentir mal. Evite comidas gordurosas e pesadas, opte principalmente por frutas, alimentos com densidade grande em açúcar causa o mau funcionamento do labirinto, tornando assim o individuo mais vulnerável e sensível a movimentação do veiculo.

Garanta a ventilação no local, principalmente se tiver algum odor forte como perfumes, escapamento de carros e cigarros. Os odores podem evidenciar ainda mais os sintomas de enjoo. Beba bastante líquido, como água e sucos para hidratar o corpo e repor os sais minerais, se possível não se exponha ao sol e evite também leitura e jogos durante a viagem, a movimentação tornará este foco muito confuso para a orientação cerebral, neste caso, converse com a atenção voltada para o motorista ou para a via.