As milhas aéreas são uma vantagem antiga importada para as companhias aéreas brasileiras desde o começo das operações e o crescimento da viação comercial no Brasil, e hoje milhares de clientes, corporativos ou particulares, aproveitam todos os anos as vantagens da milhas aéreas.

Como ganhar e usar milhas aéreas

O programa de milhas aéreas varia de companhia para companhia, sendo que as condições diferem de uma para a outra, mesmo que o benefício final seja o mesmo: premiar com trechos gratuitos aqueles que viajam com frequência pela mesma companhia aérea. O sistema segue o normal de premiações para clientes fiéis como quase todas as empresas dos outros segmentos, mas com uma premiação nesse caso um pouco mais atrativa.

Como ganhar milhas aéreas?

Hoje a bonificação das milhas não é apenas oferecida àqueles que viajam sempre, todos os dias ou toda semana. Isso porque há outras maneiras de se acumular milhas. Em parcerias com outras empresas, as principais companhias aéreas do país oferecem milhas quando o cliente faz compras com determinados cartões de crédito, com utilizações de linhas de telefones pós-pagos, compras de produtos em determinados sites e muitas outras formas de ganhos. Dessa forma, o cliente ganha pontos que são convertidos em milhas. E essas milhas podem ser acumuladas até que sejam suficientes para que se possa viajar um trecho de ida e volta sem pagar nada, tudo por conta da companhia, bastando apenas que você use seu saldo de milhas na hora de efetuar o pagamento.

Companhias como a Tam, que foi aceita há pouco tempo na Star Alliance, possui intercâmbio de milhas com outras companhias, sendo que você pode utilizar seus pontos ou milhas para viajar para qualquer parte do mundo. Você possui ainda acesso a salas VIP em mais de 800 aeroportos espalhados pelo mundo.

Para adquirir o seu cartão de milhas, basta entrar em contato com a companhia aérea de sua preferência e solicitar a sua participação no programa, principalmente se você viaja constantemente. Se você viaja toda semana ou precisa viajar a negócios sempre, é até um desperdício que você não participe de um programa de milhas. Aqueles que têm uma boa frequência de viagens acabam por conseguir as milhas necessárias muito rápido, sempre tendo direito a viagens de graça para trechos interessantes.