A cultura se faz presente em Diamantina, município distante 290 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Nas ruas a história de uma cidade que se destacou por causa da corrida pelo diamante (razão do seu nome) se encontra em cada esquina. Os casarios e igrejas retratam muito da história de um lugar que foi cenário de diversos acontecimentos importantes no período colonial. A UNESCO, em 2002, declarou Diamantina como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Diamantina, Minas Gerais

Mas não é apenas de cultura e história que vive essa agradável e bela cidade mineira. A natureza agraciou a região com muito verde, cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas para serem percorridas por turistas que curtem um pouco mais de adrenalina.

Diamantina é palco de muitos eventos que atraem milhares de turistas. A Seresta é uma delas. Iniciando pela Praça do Mercado, ela continua pelas ruas da cidade até a Praça Juscelino Kubistschek, com serenatas nos casarões do centro histórico. A Seresta é mensal e o evento é totalmente gratuito e inesquecível. No carnaval o grande destaque são os desfiles de blocos caricatos e dos bonecos gigantes. Já a Semana Santa é um dos pontos altos do turismo em Diamantina, com encenações da paixão e morte de Cristo, e com a queima do Judas no Sábado de Aleluia.

No mês de junho acontece o grande evento de Diamantina. A Festa do Divino é a festa religiosa do padroeiro da cidade. A cidade fica muito colorida e animada com os desfiles de reinados e as tendas de culinária típica. Outra atração muito esperada pelos moradores da cidade é a Vesperata. São duas fanfarras que se juntam nas sacadas dos casarões do centro histórico, na rua da Quitanda. Um maestro fica no chão para reger. As pessoas acompanham o animado show em mesas no meio da rua de pedra. Esse evento acontece nos dias 20 de julho, 17 de agosto, 21 de setembro e 19 de outubro e é gratuito. O Circuito de Corais ocorre na primeira semana de setembro. São grupos de corais que se reúnem em Diamantina e que vêm de outras partes de Minas Gerais, do Brasil e alguns do Exterior. As apresentações são pelas ruas da cidade. Imperdível.

 Cidade de Diamantina, Minas Gerais

Diamantina, Minas Gerais - MG

Igrejas de Diamantina, Minas Gerais

Visite Diamantina e respire a cultura e a beleza dessa bela cidade mineira.