Diamantina é uma cidade repleta de belezas naturais. O verde das montanhas é um convite ao relaxamento e à contemplação, perfeito para quem deseja ficar afastado do estresse dos grandes centros urbanos. Conheça agora alguns dos pontos turísticos mais famosos dessa belíssima e aconchegante cidade de Minas Gerais:

Caminho dos Escravos – Diamantina – MG

  Caminho dos Escravos - Diamantina MG

Antiga rota de transporte de diamantes, a trilha foi aberta no século 18 por animais e tropeiros, e o calçamento feito pelos escravos. A rota liga o antigo povoado de Tijuco ao distrito de Mendanha.

Cruzeiro do Centenário

Construído para homenagear o centenário da emancipação política de Diamantina, foi inaugurado em 1938. Vale a pena visitar esse belo monumento de cinco metros de altura e localizado em um ponto onde se tem uma total visão da cidade.

Cruzeiro do Cula

O cruzeiro, situado na bonita serra do Espinhaço, proporciona ao turista uma excepcional vista da cidade de Diamantina.

Passadiço da Rua da Glória

Passadiço da Rua da Glória - Diamantina MG

Dois prédios ligados por um passadiço construído em 1878, em plena Rua da Glória, constituem mais um dos monumentos do passado histórico de Diamantina. Um deles é do período colonial, com belos chafarizes e jardins. O outro prédio é de arquitetura mais simples, do século 19. Ambos pertencem à Universidade Federal de Minas Gerais e abrigam o Centro de Geologia Eschwege.

Vila de Biribiri

Vila de Biribiri diamantina mg

No passado, um vilarejo. Atualmente, uma área de proteção ambiental. No finalzinho do século 19, Biribiri se instalou nas cercanias de uma fábrica de tecidos, lugar hoje pertencente a uma estamparia e um atrativo turístico de Diamantina.

Distrito de Extração

As serras da cidade compõem o cenário fascinante do distrito de Extração, formado nos tempos do garimpo, no século 18.

Gruta do Salitre

Gruta do Salitre - Diamantina - MG

Gruta do Salitre em Diamantina Minas Gerais

 

Era nessa gruta, com mais de 60 metros , que se extraía o salitre, material usado para fazer a pólvora, no século XVIII.

Cachoeiras

Cachoeiras de Diamantina - MG

Cachoeira dos Cristais - Diamantina MG

São muitas as cachoeiras que o turista tem a opção de visitar, em Diamantina. Para aqueles que desejam passar o dia, é importante levar mantimentos, pois não há infraestrutura no local. Leve o lixo para casa.

No meio do mato ou caindo por sobre as pedras, não vá embora de Diamantina enquanto não visitar as famosas quedas da água. A Cachoeira da Sentinela está localizada entre rochas e vegetação de campos rupestres. Porém a Cachoeira das Fadas com 25 metros de altura e a das Três Quedas, com 70 metros , são as mais visitadas. O turista pode interagir ainda mais com a natureza fazendo trilhas ecológicas ou praticando esportes radicais.

Pico do Itambé

Constitui-se em uma enorme pedra, com 2000 metros de altura, no município de Santo Antônio do Itambé. Pelas suas dimensões, é vista de diversos pontos de Diamantina e usada, no passado, como guia de rota.

Visite Diamantina e conheça os incríveis recantos de uma das mais belas cidades mineiras.

Para mais informações sobre a cidade, acesse: diamantina.mg.gov.br