Encontro das Águas é o nome dado ao fenômeno natural decorrente da confluência das águas do Rio Negro (escuras) com as águas do Rio Solimões (barrentas). Juntas, essas águas formam o Rio Amazonas e um dos espetáculos mais bonitos da cidade de Manaus.

Encontro das Águas

Isso se deve ao fato de que as diferenças físico-químicas (temperatura, densidade e velocidade das correntezas) entre as águas fazem com que não se misturem por mais de 6 quilômetros, levando os rios a “correrem lado a lado”, em uma linda imagem.

Como ver o encontro das águas

O Encontro das Águas pode ser visto de três maneiras: pelo ar, pela água ou pela terra. Pelo ar é simples: agende a sua passagem de avião a Manaus para chegar durante o dia. Além do fenômeno natural, você terá uma vista de camarote para os rios e floresta que, por si sós, já valem a viagem.

A visita pela água é a maneira mais utilizada pelos turistas e pode ser feita de duas maneiras: pagando uma excursão de barco (dessas que praticamente todas as agências de turismo em Manaus irão oferecer), ou você pode ir ao Porto do Caesa e contratar um passeio mais personalizado com um barqueiro. As duas opções são muito interessantes, mas a escolha vai depender de quanto tempo você terá na cidade e quanto está disposto a gastar.

Encontro das Águas, Manaus - Amazonas

Encontro das Águas Amazonas

Encontro das Águas em Manaus - Amazonas

Encontro das Águas, Manaus - Amazonas turismo

Boto no Encontro das Águas, Manaus - Amazonas

Encontro das Águas, Manaus

Na excursão, você paga 120 reais por pessoa e faz um passeio de um dia inteiro que passa, também, pelo Parque Ecológico Janauari e um almoço em restaurante flutuante. No caso do passeio com os barqueiros, os barcos são menores, levam até o Encontro das Águas e adaptam o roteiro ao seu horário, podendo te levar a uma vila ribeirinha, ao Parque Ecológico ou voltar ao Porto. O preço é acertado na hora.

A opção por terra é menos conhecida, mas o fenômeno pode ser visto do Mirante das Lajes, que é um ponto isolado, porém possível de ser alcançado de carro.

Atração obrigatória do turismo em Manaus

Não deixe de mergulhar no meio do Encontro das Águas para sentir a diferença de temperatura e densidade entre os dois rios. Se estiver em Manaus de passagem, pelo menos visite o Mirante das Lajes e veja o fenômeno em terra firme. O importante é ter contato com esse fenômeno maravilhoso e guardar essa imagem para todo o sempre.