Lugar bucólico, tranquilo e de rara beleza, a Enseada de Brito fica localizada no município de Palhoça, há poucos quilômetros de Florianópolis. A cultura açoriana é vista em todos os seus recantos, com destaque para os casarios do século passado.

 Enseada de Brito, Palhoça Santa Catarina

Os encantos da Enseada de Brito

Descoberta pelo bandeirante Domingos de Brito Peixoto e por isso seu nome, a Enseada de Brito possui lugares que valem a pena ser visitados. Cachoeiras, trilhas que passam pelos morros da região e o verde sempre presente encantam os turistas. Na ponta direita está localizada a praia das Pedras Altas, a única praia de nudismo da região que é muito frequentada por praticantes do naturismo.

A praia é muito calma e de média extensão. No verão os frequentadores aumentam, mas eles são principalmente os pescadores que vivem em localidades vizinhas. Suas águas transparentes e areia dourada proporcionam momentos de relax aos visitantes. Quem quer um pouco mais de movimento pode praticar caiaque e jet-ski.

Quem chega à Enseada de Brito se depara com muitos barcos de pescadores  e sítios de cultivo de ostras e mariscos. Aliás, o predomínio de moradores do lugar são pescadores, maricultores e pequenos empresários e autônomos ligados ao ramo do turismo. O apego à cultura e à religiosidade também se mostra na realização de festas tradicionais como o Divino Espírito Santo. A curiosidade é que a praça da cidade ainda possui os mesmos traços de tempos passados, ou seja, um quadrado de chão batido (que é a praça propriamente dita) e as casas ao redor, todas em estilo açoriano.

Enseada de Brito – fotos/vídeo

Enseada de Brito

Enseada de Brito, Palhoça SC

A Enseada de Brito é um pequeno pedaço de paraíso no sul do Brasil. Não deixe de visitá-la nas suas próximas férias em Santa Catarina.