A Ermida Dom Bosco, uma pequena capela em forma de pirâmide, é um monumento bastante simples e sem muitos ornamentos. Mas o que chama a atenção na capela é sua história e origem.Ermida Dom Bosco


A Ermida Dom Bosco foi construída em homenagem ao padre João Belchior Bosco, beatificado pelo Papa em 1962. A localização da capela foi definida devido a um sonho de Dom Bosco. Em meados de 1883 o padre teria sonhado com o surgimento da nova capital, Brasília, entre os paralelos 15º e 20º. A capital foi construída justamente entre esses paralelos e a Igreja foi construída em homenagem a Dom Bosco exatamente sobre o paralelo 15º.

A Igreja monumento foi projetada por Oscar Niemeyer e construída às margens do Lago Paranoá. Em forma de pirâmide, a capela possui base inclinada e uma cruz metálica no topo. Dentro da Igreja tem uma imagem de Dom Bosco escupida em mármore. A imagem foi escupida na Itália, pelos irmãos Arreghini e trazida para Brasília em 1962, em uma procissão fluvial.

Ermida Dom BoscoHoje a Ermida Dom Bosco tornou-se um dos principais pontos turísticos de Brasília, com uma visão panorâmica para os principais pontos da cidade, e patrimônio histórico tombado pelo GDF.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço: QI 29 Lago Sul – Brasília – DF

Mapa de localização – Ermida Dom Bosco – Brasília DF:

[mappress mapid=”51″]