Marco de Salvador, o mais antigo farol marítimo da América do Sul, o Farol da Barra, também conhecido como Farol de Santo Antônio, foi a primeira demarcação oficializada da coroa portuguesa.

 Farol da Barra BA

Construído em 1698, o Farol funcionou como forte e fortaleza para guarnecer a Bahia de Todos os Santos tendo, inclusive, função básica nas invasões holandesas. O local foi até ponto da contracultura baiana nos anos 70.  Hoje, conforme o IPHAN, o Forte de Santo Antônio da Barra engloba o Museu Náutico da Bahia, restaurante, e um centro de informações turísticas.

O Farol, que é rodeado pelo forte, foi aberto para a visitação pública pela primeira vez, em quase três séculos de vida, nesse ano. Antes, civis não podiam subir o monumento devido a normas de segurança que não atendiam ao grande fluxo de turistas. A visitação era limitada ao Museu Náutico no piso inferior.

Farol da Barra BA

A história que o lugar carrega se confunde com a história do início do Brasil. O forte, erguido apenas 34 anos após o descobrimento do país, é considerado o ponto de origem de Salvador.  O Museu Náutico guarda histórias de naufrágios ocorridos desde esses primórdios, além de informações sobre hidrografia, sinalização náutica e a cartografia da Bahia de Todos os Santos.

É o local perfeito para ávidos pela história do Brasil, e para amantes de belas paisagens e turistas em geral, uma vez que o pôr-do-sol visto de lá é o mais indicado da Bahia. E de todos os santos.

O Farol da Barra está localizado na Av. Alm Marques Leão, 138 – Barra, Salvador –BA

Horário de funcionamento: Terças a Domingo, das 8h30 às 19h.

Preço: R$ 6,00 (inteira) e R$3,00 (meia)

Para maiores informações: (71) 3264-2481

Galeria de imagens – Farol da Barra – Salvador BA

Farol da Barra BA img7

Farol da Barra BA

Farol da Barra BA img5

Farol da Barra BA img4

Farol da Barra BA img6

Farol da Barra BA img3

Mapa de localização – Farol da Barra – Salvador BA
[mappress mapid=”118″]