Um dos maiores orgulhos cariocas, a Floresta da Tijuca, fica localizada na cidade do Rio de Janeiro. É um paraíso verde em meio ao caos urbano, com uma área de aproximadamente 3200 hectares.

Floresta da Tijuca Rio de Janeiro Rj

Floresta da Tijuca, um local agradável para toda a família

A Floresta da Tijuca integra o Parque Nacional da Tijuca e passou por um processo de reflorestamento iniciado ainda no tempo do Império. Atualmente a floresta é uma imensa área de lazer, onde famílias inteiras e praticantes de esportes podem passar horas se divertindo.

As muitas trilhas variam conforme o nivel de dificuldade e são parcialmente demarcadas e sinalizadas. Em algumas delas é recomendado o auxílio de um guia. Para maior orientação, o Centro de Visitantes oferece mapas a preços simbólicos. De qualquer forma, as trilhas da Floresta da Tijuca proporcionam um incrível contato com a natureza e vale a pena conhecê-las. As mais famosas são a Cova da Onça da Caveira, o Caminho das Almas e o Caminho das Cachoeiras.

Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca

Além das trilhas, outros esportes são praticados por lá, como ciclismo, corrida e montanhismo. As crianças dispõem de espaço reservado para elas com várias praças e seus brinquedos. Já os adultos têm a chance de reunir a família e os amigos junto às diversas churrasqueiras. O Parque também possui um restaurante.

Pensando nas pessoas que visitam o Parque, a administração oferece nos finais de semana passeios guiados. Escolas e grupos podem agendar visitas com guias durante a semana. O turismo ambiental e de aventura é muito visto na Floresta da Tijuca, aliás um local ideal para essa segmentação turística.

Há vários morros com uma vista privilegiadíssima. Vale a pena visitar o Pico da Tijuca, o Bico do Papagaio e o Morro dos Castelos da Taquara. As grutas também chamam atenção dos turistas e visitantes. As mais conhecidas são a gruta Paulo e Virgínia, Bernardo de Oliveira e a Gruta dos Morcegos. Outros lugares muito visitados são a Cascatinha Taunay, a Capela Mayrink, o Lago das Fadas, o Mirante do Excelsior e o Açude da Solidão. Esses são pontos visitados por famílias inteiras.

Conheça a Floresta da Tijuca e tenha a natureza como sua melhor companhia.

Mais pontos turísticos do Rio de Janeiro