Criada em 1991, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte possui cerca de 144 hectares de mata do cerrado e é a 2ª maior área verde pública da capital mineira. Esse amplo espaço também abriga o Jardim Zoológico de Belo Horizonte,  o Jardim Botânico e o Parque Ecológico da Pampulha.

 Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte Fundação Zoo botânica de Belo Horizonte, Minas Gerais

Atrações da Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte

Os visitantes têm muito a apreciar na Fundação Zoo-Bbotânica. O Jardim Zoológico conta com aproximadamente 3360 animais de 270 espécies diferentes. A grande atração é o borboletário. Nesse belo lugar, os visitantes podem entrar e apreciar de perto borboletas e mariposas.

O Jardim Botânico também possui muitos atrativos. As crianças têm oportunidade de saberem como a Terra surgiu através das plantas. Em outros ambientes o visitante irá se deparar com estufas temáticas onde estão amostras da mata Atlântica e caatinga. E as atrações continuam. Praças e jardins de plantas medicinais e aromáticas, bromélias e palmeiras costumam ser amplamente visitados e admirados pelos turistas.

O Parque Ecológico da Pampulha conta com uma área de 30 hectares, onde se localiza o lago da Pampulha e coloca a disposição dos visitantes ações educativas nas áreas de educação ambiental, cultural, patrimonial e trânsito.

A Fundação Zoo-Botânica se preocupa muito com o bem-estar dos seus visitantes e oferece alguns serviços para melhor poder atendê-los. Entre eles estão os Agentes de Visitação, com o objetivo de prestar suporte aos freqüentadores. Há ainda atividades educativas incluindo visitas monitoradas, oficinas, Trilha do Lobo, Expedição Coruja, etc. Os eventos educativos são vários, incluindo programações especiais para o período das férias da criançada, Semana da Criança, entre outros. Alunos das escolas de Belo Horizonte recebem uma atenção especial em suas pesquisas escolares.

Normas da Fundação Zoo-botânica

A visitação requer alguns cuidados básicos, veja quais são:

  • Não faça barulho a fim de não incomodar os animais e os demais visitantes.
  • Não alimente os animais. Há uma equipe especial que cuida da dieta de cada um deles e somente esses profissionais têm permissão para alimentá-los;
  • É proibido colher plantas, frutos e sementes;
  • Respeite a coleta seletiva e jogue o lixo no lixo;
  • Procure os Agentes de Visitação sempre que surgir alguma dúvida ou curiosidade a respeito dos animais ou plantas. Você irá encontrá-los nas proximidades de alguns recintos e também das estufas.

Ao visitar Belo Horizonte, visite esse que é um dos principais pontos turísticos da capital mineira.

Mais informações em: belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativos-turisticos/zoologico