A Gruta de Maquiné fica localizada em Cordisburgo, no estado de Minas Gerais. Quem a descobriu foi o fazendeiro Joaquim Maquiné, em 1815. Porém, com a chegada do naturalista dinamarquês Dr. Peter Lund, em 1934, que a gruta então passou a ser explorada de forma científica.

Gruta de Maquiné MG1 Gruta de Maquiné   Minas Gerais

Durante os dois anos que o Dr. Lund dirigiu suas pesquisas, os progressos foram notáveis no campo da paleontologia brasileira. Na gruta foram descobertos restos humanos e de animais fossilizados do período quaternário. Além disso, foi encontrado material em pedra trabalhado com arte.

Segundo Dr. Lund, considerado o pai da paleontologia brasileira, a gruta pode ter se formado quando imensas áreas do país eram cobertas por grande parte de água ou submersas. Sua base é o calcário, composto do mineral calcita, da era neoproterozóica.

Seu interior é belíssimo. As galerias e os salões explorados são fruto do efeito da água durante milênios. São cerca de 650 metros, onde os salões são interligados por passagens estreitas, com desnível de 18 metros.

Cada salão foi denominado conforme as figuras que estão no seu interior e que são elas: Vestíbulo, Colunas, Altar ou Trono, Carneiro ou Elefante, Piscinas e Fadas. A sétima câmara está dividida em duas, chamadas Dr. Lund  e Cemitério, fechada essa última para visitação pública.

Há todo um cuidado com a segurança do visitante, desde a iluminação até as passarelas. As trilhas contam com o auxílio de um guia local.

O interior da gruta é dotado de belos espeleotemas ou formações de cristais. Não há como não ficar boquiaberto com as estalactites (pontas que nascem no teto), estalagmites (as que vêm do chão), colunas e cortinas.

Fotos feitas no interior da Gruta de Maquiné

Estalactites Gruta do Maquiné MG Gruta de Maquiné   Minas Gerais

Gruta de Maquiné MG Gruta de Maquiné   Minas Gerais

Gruta de Maquiné em Minas Gerais Gruta de Maquiné   Minas Gerais

Gruta de Maquiné Minas Gerais1 Gruta de Maquiné   Minas Gerais

A gruta se situa no Km 6 da MG 421, em Cordisburgo e crianças de 06 a 12 anos, estudantes com carteira estudantil e idosos a partir de 60 anos pagam somente meia entrada. Crianças até 5 anos de idade, com os pais, têm entrada gratuita.

E então? O que está esperando para conhecer a Gruta de Maquiné?

Para mais informações sobre a gruta, acesse: www.grutadomaquine.tur.br