A linda Gruta do Rei do Mato, situada no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, é a segunda mais visitada do estado. A extensão alcança os 998 metros, mas os visitantes têm acesso somente aos primeiros 220 metros, por questões de segurança. Com um desnível de 30 metros, os espeleotemas de rara beleza são um dos atrativos naturais que mais encantam os turistas. Nas paredes é possível distinguir as pinturas rupestres na Grutinha, datando em torno de seis mil anos atrás.

Gruta do Rei do Mato em Minas Gerais

Passarelas e um corrimão para auxiliar as pessoas na sua visita são um dos grandes diferenciais no interior da mina, que conta com 232 degraus ida e volta durante o percurso. O sistema de iluminação, além de dar mais segurança, permite que as cores da parte interior da gruta se transformem, encantando os visitantes.

Gruta do Rei do Mato

Gruta do Rei do Mato Minas Gerais

Para melhor atender aos turistas, foi criado em 2010 o Receptivo Turístico do Monumento Natural da Gruta do Rei do Mato. Conta com um mini-auditório com lotação para 120 pessoas, sala de exposição permanente, área para exposições, bilheteria mais moderna, apoio administrativo, sanitários, sala de primeiros socorros e brigada de incêndio.

Normas da Gruta do Rei do Mato

Ao visitar a Gruta do Rei do Mato, são necessários certos cuidados. Veja quais são eles:

  • Vá com um calçado confortável, preferencialmente tênis;
  • Vista roupas leves que facilitem sua locomoção pela trilha;
  • Evite carregar peso como mochilas e bolsas;
  • Não toque em hipótese alguma nas formações, estalactites e estalagmites. Um simples contato pode interromper o processo de desenvolvimento, levando milhões de anos para uma nova formação;
  • Evite alimentar-se dentro da gruta. Os restos alimentares poderão atrair animais para o seu interior;
  • Não suje a gruta com papeis e outros objetos;
  • Não há necessidade de levar lanterna, já que a gruta possui sistema de iluminação.

Faça um incrível passeio por essa bela gruta e guarde recordações maravilhosas.