A Ilha de Paquetá é um lindo bairro do Rio de Janeiro e para chegar até lá somente através das barcas, cujo embarque é realizado na praça XV, centro da capital carioca. O passeio leva em torno de 70 minutos ou quinze quilômetros de travessia marítima.

Ilha de Paquetá Rio de Janeiro RJ

Ilha de Paquetá, um local simples e agradável

A Ilha de Paquetá já tinha sua beleza apreciada por Dom João VI e, sem dúvida, razões não faltavam para isso. Paquetá é conhecida pelos seus encantos naturais, águas calmas e por ser um local extremamente bucólico. Lá todos os moradores se conhecem.

Em Paquetá não circulam automóveis, com exceção de ambulâncias ou algum outro serviço de necessidade pública. O transporte é feito por bicicletas, charretes ou mesmo à pé.

Um lugar onde o estresse não entra. Assim pode ser descrita a Ilha de Paquetá. É impossível resistir à tentação de passear por suas ruas tranquilas e sem calçamento, completamente diferentes das ruas dos grandes centros urbanos. Os restaurantes são simples e servem deliciosas comidas do mar e gastronomia brasileira.

Ilha de Paquetá

Ilha de Paquetá RJ

Para melhor desfrutar de Paquetá, escolha um dia de semana, pois aos sábados e domingos o lugar fica muito cheio. A dica é pegar a barca de manhã bem cedo para poder curtir a ilha por mais tempo.

À disposição dos turistas estão as charretes fretadas com condutores que também não deixam de ser guias turísticos. O passeio é realizado por todos os pontos da ilha. Quem quiser conhecer Paquetá por conta própria, pode fazer o passeio à pé. Nesse caso é possível percorrer toda a ilha durante uma caminhada que pode levar o dia inteiro. Há também a opção de descobrir os encantos da ilha alugando uma bicicleta ou um quadriciclo.

Um trenzinho com horários e saídas programadas percorre praticamente toda a orla da ilha e passa pelos seus principais pontos culturais. A duração é de mais ou menos cinquenta minutos.

O visitante irá se deparar com muitas chácaras ainda do tempo colonial, todas preservadas. Os casarios são muito pitorescos, com estilos diferentes. O que chama muita atenção das pessoas que visitam Paquetá é a vegetação nativa e as várias árvores centenárias localizadas no meio de várias ruas.

Lugar de muitos atrativos culturais e naturais, como a praça Pintor Pedro Bruno e a Praia da Moreninha, muitas vezes dá vontade de ficar lá para sempre. Não perca a chance de visitar a ilha de Paquetá e desfrutar do melhor da vida.