A bela Ilha do Arvoredo faz parte da reserva biológica de mesmo nome, um lugar de rara beleza e considerado um dos melhores do país para praticar mergulho.

Ilha do Arvoredo em Santa Catarina

Localizada ao norte de Bela Florianópolis, capital de Santa Catarina, distante apenas 11 quilômetros, a ilha margeia grande parte da cidade de Bombinhas. A baía é grande e os navegadores a tem como um abrigo em alto-mar. O farol, de responsabilidade da Marinha do Brasil, ilumina uma área de 24 milhas.

Suas águas são naturalmente bastante piscosas. A variedade de peixes é muito grande. Vão desde garoupas gigantes às tainhas e arraias. As tartarugas marinhas também fizeram da ilha do Arvoredo seu habitat natural. Outra atração da baía são os restos de naufrágio. É possível avistar até mesmo canhões de um galeão antigo.

Baleias Ilha do Arvoredo

Ilha do Arvoredo Santa Catarina

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

Mergulho na Ilha do Arvoredo

É importante ficar atento que nem todos os pontos são liberados para mergulho. E para entrar na ilha algumas normas devem ser respeitadas. Animais não podem ser tocados, bem como pedras e vegetação. Para avançar através do seu interior somente com autorização do IBAMA. As várias escolas de mergulho são credenciadas por organizações internacionais e seguem à risca todas as normas.  Há cursos para principiantes e para quem já está em uma fase mais avançada. Apesar de poder ser praticado o ano inteiro, a melhor época para mergulhar na Ilha do Arvoredo é no verão, quando a temperatura dá água chega à 27 graus.

Entre maio e julho algumas praias fecham para a pesca da tainha. Não é indicado o mergulho nos dias em que sopra o vento sul, pois o mar fica turvo. Quem visita a ilha deve levar protetor solar, agasalhos, não ingerir comidas gordurosas antes de sair do barco, levar equipamentos de mergulho, calçar tênis apropriado para caminhadas e não esquecer das máquinas fotográficas para registrar o momento único.

A floresta é secular, coberta por muitas árvores. Toda a área é cortada por vertentes de água doce. Ao norte existe um sambaqui onde o visitante encontra conchas, ossos de animais, machadinhas de pedra e sinais de sepultamento humano dos povos antigos.

Sem dúvida a ilha do Arvoredo é uma excelente opção de divertimento. Visite esse lugar incrível na sua próxima visita a Santa Catarina.

 

Conheça também as Praias de Santa Catarina