A Ilha do Mel é, sem dúvida, o maior atrativo turístico do Estado do Paraná. Localizada na embocadura da Baía de Paranaguá, essa belíssima ilha possui as mais encantadoras praias da região.

Ilha do Mel Paraná Ilha do Mel, Paraná

São cerca de 2700 hectares de área, porém reservados apenas 200 hectares para visitação pública. A Ilha do Mel é uma reserva ecológica, tombada pelo Patrimônio Histórico nos anos 70. Para o visitante ter uma ideia, não é permitido tração animal ou motor na ilha. Administrada pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná –, a ilha possui algumas pousadas e restaurantes de pequeno porte. Fortaleza, Nova Brasília, Farol das Conchas e Encantadas são locais muito visitados pelos turistas, com praias lindas e para todos os gostos.

Não espere encontrar estradas e ruas. Na Ilha do Mel existem somente trilhas. A Floresta Atlântica, que compõe o seu deslumbrante cenário, é simplesmente exuberante e a mais bem preservada do Brasil.

Fotos da Ilha do Mel – PR

Ilha do Mel Paraná Brasil Ilha do Mel, Paraná

Ilha do Mel Ilha do Mel, Paraná

Ilha do Mel PR Ilha do Mel, Paraná

por do sol na Ilha do Mel Paraná Ilha do Mel, Paraná

Ilha do Mel no Paraná Ilha do Mel, Paraná

A paisagem, sem sombra de dúvida, é motivo de encantamento para todos que visitam a Ilha do Mel. São muitas praias selvagens, onde o verde predomina. Manguezais, restingas, orquídeas e bromélias são comuns por lá. Para os apreciadores de aves a Ilha é um excelente palco de observação das garças-azuis, papagaio-chuá, saracura, biguá e outras espécies em extinção.

Para o visitante ter acesso às praias somente pelas trilhas que cortam os morros e planícies. A administração fixa um limite de no máximo cinco mil pessoas por dia para visitarem a ilha. O único acesso ao lugar é por barco. O turista pode embarcar nos terminais dos municípios do Pontal do Paraná, com cerca de meia hora de percurso, ou em Parananguá, com 1h30min de duração. A travessia é cobrada. Os carros podem ficar nos estacionamentos dos terminais. Consulte os horários de chegada e saídas dos barcos. Para visitar a ilha, leve protetor solar, equipamentos para mergulho e surf, tênis para fazer as trilhas e câmeras fotográficas.

A melhor época para conhecer a Ilha do Mel é entre dezembro e abril. No restante do ano costuma chover muito.

Venha conhecer este local cheio de encantos! A Ilha do Mel espera por você.