Parte da região metropolitana de Salvador, com 240 quilômetros quadrados de extensão, a maior ilha da Bahia oferece atrativos para quem procura descanso à devotos de aventura. São diversas opções entre mergulhos, passeios de bicicletas, cavalgadas, percursos de caiaque, ou ainda visitações em seu belo centro histórico composto de casarões que datam do século 17 e 18.

Itaparica

Ilha de Itaparica

A ilha possui mais de 40 quilômetros de praia, divididos em dois distritos: Itaparica, homônimo à ilha, e Vera Cruz. No distrito de Vera Cruz é possível conferir atrações folclóricas como o Bumba-Meu-Boi, a Folia de Reis, a Puxada de Rede, e o Maculelê. O lugar está na lista para hospedar uma das seleções durante a Copa do Mundo. Já no distrito de Itaparica, há a oportunidade de conhecer a Fortaleza de São Lourenço – padroeiro da região – e, a partir de lá, seguir o Centro Histórico a pé mesmo.

Ilha de Itaparica

São várias opções de praias que circundam o entorno da ilha: a Praia do Forte e do Boulevard, que são as únicas do centro urbano; a Praia dos Namorados que, não oficialmente, tem-se a prática de nudismo; a Ponta da Areia, com razoável infraestrutura com pousadas, restaurantes, aluguel de caiaques e banana-boat (em Ponte da Areia localiza-se a casa mais importante dos candomblés dos Eguns); Amoreiras, que oferece o comércio de peixes e carangueijos frescos; Porto dos Santos, que abriga a Fonte dos Milagres (onde, dizem, a água possui funções terapêuticas); e, por fim, a Ilha do Medo, que é a primeira Estação Ecológica da Baía de Todos os Santos.

Já para os que apreciam frutos do mar, a gastronomia do lugar oferece moquecas de siri catado, de peixe ou camarão, fritadas, lula, carangueijo, dentre outros. De norte a sul da ilha é possível encontrar bons restaurantes.
Registros históricos apontam a ilha como o local onde o navegador português Diogo Álvaro Correia, o Caramuru, teve o enlance com a princesa tupinambá Paraguaçu. Além disso, a ilha é cenário do clássico Viva o Povo Brasileiro, escrito pelo itapariciense João Ubaldo Ribeiro.

História, cultura, aventura, gastronomia, descanso e folclore são conceitos bem trabalhos na Ilha de Itaparica.

A Ilha de Itaparica está localizada a 13km de Salvador. Confira o mapa abaixo.