Se você procura um lugar para viajar e observar belas paisagens, que envolvem uma mistura da vegetação do cerrado e da caatinga, culturas diferentes, e fazer um ecoturismo mais radical, passando por grandes cachoeiras, o lugar perfeito é Jalapão, no Tocantins –, uma cidade que fica a 189 km da capital do estado, Palmas.

Fervedouro Jalapão - TO

Turismo em Jalapão

A região é caracterizada por uma grande variedade de cachoeiras, as mais tradicionais são as do Lajeado, da Fumaça, do Brejo da Cama e do Soninho. Outra atração são as suas grandes dunas, que podem chegar até 30 metros, oferecendo um bom espaço para a pratica do Sandboard – surfe de areia.

 Jalapão - TO

Jalapão - Tocantins Dunas

Dunas em Jalapão - TO

Jalapão

Jalapão é considerada pelo Guia Turístico Tocantins Ecológico, Histórico e cultural um dos principais destinos eco turísticos do país, atraindo turistas de diversos lugares do mundo.

Fervedouro

Um dos grandes atrativos da região é o chamado Fervedouro. Esse lugar se parece com um verdadeiro oásis, fica localizado dentro de uma vegetação fechada, entre brejos e riachos e cercado por grandes bananeiras. Em seu centro está um grande lago de água transparente, que, na verdade, é a nascente de um rio subterrâneo. A água que vem das areias claras da região cria o fenômeno da ressurgência, que torna impossível, a qualquer um, se afundar.

Jalapão - TO Fervedouro

Jalapão - TO cachoeiras

Preço

Os preços variam do numero de dias que irá ficar e de pessoas que vão viajar, mas saindo de Palmas, com carro, motorista com guia, alimentação e taxa de visitação, fica por volta de R$ 950. Há a opção de apenas o aluguel do carro, que fica por R$ 500 a diária. Contudo, não se preocupe: apesar do alto preço, quem vai até Jalapão não se arrepende, porque as paisagens, as cachoeiras e as grandes dunas atraem e deslumbram a todos, o que é surpreendente, sobretudo, por se localizar em um lugar pouco conhecido do grande publico. Aventure-se!