A lagoa do Peri é um atrativo turístico muito visitado em Florianópolis. Lugar de beleza ímpar, a lagoa é cercada por uma cadeia de montanhas e o oceano Atlântico. Suas águas doces possuem uma superfície de 5 Km² e aproximadamente 11 metros de profundidade. A importância da lagoa do Peri é tão grande que sua bacia hidrográfica foi tombada como Patrimônio Natural nos 70 e o lugar onde a lagoa se encontra foi regulamentado como Parque Nacional entre 1981 e 1982. Possui 23 quilômetros quadrados de área.

Lagoa do Peri - Florianopolis

Lagoa do Peri – Uma das melhores atrações de Florianópolis

Há muito que ser ver na Lagoa do Peri, especialmente para quem curte trilhas. O visitante do parque que for dar uma volta ao redor da lagoa irá se deparar com a mata e os caminhos encantadores que levam até cachoeiras e engenhos coloniais. Lá é o local ideal para quem busca tranquilidade e quer se livrar do estresse das grandes cidades. A estrutura do parque é muito boa e dividida em três áreas. Faz parte da área de lazer a praia da lagoa, trilhas, banheiros, a sede do parque, 80 churrasqueiras, bar, lanchonete, estacionamento para 200 carros e o posto salva-vidas. A área da reserva biológica é utilizada para pesquisas e é onde a vegetação está mais preservada na ilha. E na paisagem cultural o grande atrativo é a oportunidade de conhecer um engenho de farinha e outro de cana-de-açúcar.

Para as crianças a diversão e o entretenimento estão garantidos. Além das águas serem muito boas para banho, a lagoa conta com um parque infantil e muitos eucaliptos. Os mais grandinhos possuem a opção de passear de barco, caiaque e também é permitido pescar com linha de mão e caniço.

acampamento na Lagoa do Peri Florianópolis SC

Parque Municipal da Lagoa do Peri, Lagoa do Peri Florianópolis SC

Passeio na Lagoa do Peri Florianópolis

Passeio de caiaque na Lagoa do Peri Florianópolis

Vista da Lagoa do Peri Florianópolis

As trilhas são um capítulo à parte e são três que circundam a lagoa do Peri. O Caminho do Saquinho margeia o norte e o noroeste, sendo possível admirar mais de perto as áreas preservadas de Mata Atlântica e os antigos engenhos coloniais. O Caminho da Restinga faz o trajeto da praia da Armação atravessando por entre restingas, pinheiros e eucaliptos. E o Caminho da Guarita é muito bonito, pois no meio do percurso o visitante irá se deparar com riachos e pequenas cachoeiras, perfeitas para banhos. Mas prepare-se, esse é o trajeto mais longo.

Localizada a 24 quilômetros do centro da capital, a lagoa tem esse nome por causa da planta Peri ou também conhecida piri ou piri-piri. Quem visita Florianópolis não pode deixar de visitar esse lugar fascinante.

Conheça as praias de Santa Catarina