Em Ponta Grossa, há apenas quinze minutos dessa importante cidade paranaense, localiza-se um belíssimo lugar, cujo encanto máximo se dá ao pôr-do-sol. A Lagoa Dourada, com 320 metros de diâmetro e cerca de 3 metros de profundidade adquire tons dourados no crepúsculo. Ao seu redor, a vegetação é bastante densa e pesada, conferindo um encanto especial à paisagem. A bela lagoa está localizada dentro do Parque Estadual de Vila Velha e é uma das principais atrações do parque.

Lagoa Dourada, Vila Velha Ponta Grossa

Dizem os especialistas que a Lagoa Dourada é uma furna senil, ou como dizem alguns, uma furna desabada. Devido ao grande assoreamento que vem recebendo nos últimos tempos, infelizmente a lagoa está em vias de extinção. No entanto, ela possui vários peixes como traíra, tubarana, bagres, carpas e tilápias. Suas águas são usadas por essas espécies para se reproduzirem.

Fotos da Lagoa Dourada

Lagoa Dourada, Ponta Grossa PR

Lagoa Dourada, Vila Velha PR

Lagoa Dourada, Ponta Grossa

As águas da Lagoa Dourada se tornam douradas quando os raios de sol incidem no seu fundo, revestido de mica ou malacacheta. Ainda assim, tendo em vista o assoreamento, o dourado já não é tão intenso. Mas não deixe de vir conhecer esse lugar maravilhoso, cujos encantos permanecem com força total. A infraestrutura dispõe de banheiros, lancherias e estacionamento. Não há cobrança de entrada para visitar a lagoa.

Quando você visitar o Paraná, venha conferir o fascínio da Lagoa Dourada!