Você já ouviu falar de um algum cajueiro que tenha sido registrado no Guiness Book – o Livro dos Recordes – como o maior do mundo? Sim, ele existe. E está localizado no distrito de Pirangi do Norte, município de Parnamirim. A árvore cobre uma enorme área de 7500 metros quadrados, em um perímetro de 500 metros. Quem o plantou foi um pescador, no ano de 1888.

Maior cajueiro do mundo em Natal RN

A explicação para o tamanho descomunal do cajueiro são duas anomalias genéticas. Ao invés de crescer para cima, os galhos acabam por crescer para os lados. Por causa do peso, os galhos encostam-se ao solo, criam raízes e começam a crescer novamente. Parecem várias árvores com vários troncos, mas na verdade é um cajueiro só.

Maior cajueiro do mundo

E ele dá frutos, sim! No período de safra a árvore produz aproximadamente oitenta mil frutos, colhidos pelos visitantes.

Visitação ao Maior Cajueiro do mundo – Natal RN

É cobrada dos turistas uma pequena taxa de entrada para visitação. Existem guias que vão contar (também em inglês e espanhol) a história do cajueiro. Para uma melhor apreciação de todo o parque, suba no mirante de seis metros de altura e aprecie a vista da copa da árvore e das praias ao redor. Fora do parque você vai encontrar quiosques, vendendo souvenirs e lanches.

Copa do Maior cajueiro do mundo Natal RN

Com mais de cem anos de existência, a profundidade das raízes do cajueiro alcança entre um e dois metros. Já o tronco principal possui de 20 a 25 metros. Se houvesse espaço para que o cajueiro crescesse mais ainda, ele poderia alcançar de 30 a 40.000 metros quadrados. Realmente as dimensões impressionam.

Raizes do Maior cajueiro do mundo em Natal RN

Ficou curioso em conhecer esta árvore gigante? Então venha para Natal!