Dando continuidade aos históricos monumentos religiosos de Ouro Preto, em Minas Gerais, segue mais Igrejas históricas que compõem o belo cenário da cidade.

Igreja de São José, Ouro Preto – MG

igreja de são josé em ouro preto mg

 igreja de são josé ouro preto

Caracteriza-se por ter uma arquitetura diferente das demais igrejas de Ouro Preto. O frontispício possui um terraço com balaustrada em pedra-sabão, ao redor da torre central. Sua construção foi entre 1752 a 1811. Aleijadinho foi o autor do risco do retábulo da capela-mor e da torre. Ela se localiza na Rua Teixeira Amaral, Centro.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericóridia (Mercês de Cima)

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericóridia em Ouro Preto MG

  Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericóridia Ouro Preto

Construída em 1771, o autor do risco da fachada foi Manuel Francisco de Araújo. Antes da sua construção, a confraria de Nossa Senhora das Mercês funcionava na Igreja São José. Mais tarde, foi decidido que a confraria teria sua própria igreja. Fica localiza na Rua Padre Rolim.

Igreja de São Francisco de Paula em Ouro Preto – MG

Igreja de São Francisco de Paula ouro preto

 Igreja de São Francisco de Paula em Ouro Preto MG

Sua construção levou bastante tempo, de 1804 a 1898. Mesmo assim, é a mais nova igreja de Ouro Preto. O autor do projeto foi Francisco Machado da Cruz. A igreja se localiza próxima à Rua Padre Rolim. Estudantes pagam meia entrada e é válido o ingresso para a igreja do Pilar e para o Museu de Arte Sacra.

Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

Matriz de Nossa Senhora de Nazaré em Ouro Preto MG

  Matriz de Nossa Senhora de Nazaré ouro preto

Sua construção é bem antiga, datada de antes de 1725. A arquitetura remonta à primeira fase do barroco, com seus retábulos em arquivoltas concêntricas. Localiza-se no distrito de Cachoeira do Campo.

Capela de São João Batista

Capela de São João Batista em Ouro Preto

  Capela de São João Batista Ouro Preto MG

Dizem que é a mais antiga capela de Ouro Preto, apresentando a primeira fase do barroco mineiro, em versão mais simples. Há registros que lá foi celebrada, em 1699, a primeira missa da região. Localiza-se no Morro da Queimada, nos arredores de Ouro Preto.

Capela de Sant’ana

 Capela de Sant'ana Ouro Preto

A Capela de Sant’ana representa o início da fundação da cidade. Sua arquitetura se destaca pela pedra em cocar, base da sua construção, datada de antes de 1720. A curiosidade são seus altares laterais, que contam com as primeiras mostras de talhas das redondezas. Localiza-se no Morro da Queimada.

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Capela de Nossa Senhora da Piedade Ouro Preto

Construída em 1720, foi a última a ser erigida na serra de Ouro Preto. Portas e janelas foram feitos com pedras de cantaria. Fica localizada no Morro da Queimada.

Capela do Bom Jesus das Flores do Taquaral

 Capela do Bom Jesus das Flores do Taquaral em ouro Preto MG

No seu interior apresenta belíssimas pinturas ilusionistas e talha do estilo joanino, da segunda fase do barroco mineiro. Foi construída em 1748 e se localiza na Rodovia dos Inconfidentes, Km 4, em Taquaral.

Capela de Nossa Senhora do Rosário de Padre Faria

 Capela de Nossa Senhora do Rosário de Padre Faria Ouro Preto

Erigida em 1710, a capela possui uma história interessante. Em 1740 ela acolheu a confraria dos brancos, expulsos pelos negros da Irmandade Rosário. Os retábulos barrocos são belíssimos. Localizada na Rua Padre Faria – Padre Faria, é cobrada meia entrada para estudantes, válido também para a igreja Santa Efigênia.

Capela de Nossa Senhora das Dores

 Capela de Nossa Senhora das Dores Ouro preto

Foi inteiramente construída com doações, já que os portugueses da Irmandade Dolorosa de Braga tinham grande prestígio na comunidade mineradora. Erigida em 1788, a capela se localiza na Rua Dr. Tenente Pereira Filho – Antonio Dias.

Capela de São Sebastião

 Capela de São Sebastião em Ouro Preto MG

Construída pelos idos do século XVIII, a capela possui algo diferente das demais: uma sinaleira lateral que se destaca na sua construção. Localiza-se no Morro de São Sebastião.

Capela do Senhor do Bonfim

 Capela do Senhor do Bonfim Ouro Preto MG

Antigamente a capela servia para que os condenados à morte ouvissem a última missa por suas almas. Tendo em vista as várias alterações feitas ao longo do tempo, a capela encontra-se muito descaracterizada em relação ao original. Construída no princípio do século XVIII, ela se localiza na Rua Antônio de Albuquerque – Pilar.

Veja a primeira parte da matéria.