A cidade de Mariana, em Minas Gerais , é um lugar histórico e cheio de maravilhas. Fundado em 1711, o município foi a primeira vila, primeira capital e primeira cidade do Estado.

 cidade Mariana, Minas Gerais

Já na chegada o turista se depara e se encanta com a bela arquitetura colonial, exposta nas igrejas, casarios e ruas. A Rua Direita merece uma visita, ela que é considerada a mais bela de Minas Gerais.

O barroco é visto em todo o lugar. Um lugar que atrai muitos turistas é a Catedral Basílica da Sé. Desde 1760, data da sua inauguração, a belíssima igreja chama atenção pela sua riqueza e por contar com lustres de cristal da Boêmia, altares magníficos e um verdadeiro órgão alemão. O órgão, aliás, é uma atração à parte e vale a visita. Com mais de mil tubos, ele se mantém em pleno funcionamento, em apresentações que ocorrem nas manhãs de sexta-feira e de domingo. A cidade e os turistas param a fim de assistir os espetáculos.

Mariana, Minas Gerais

A Cultura de Mariana – MG

As festividades religiosas também se destacam em Mariana. As novenas, procissões, Semana Santa, Festa do Divino e Corpus Christi são costumes que permanecem vivos e que fazem parte dos eventos de Mariana. Assistir aos espetáculos culturais também fascinamos turistas. O folclore ganha vida com o Boi-da-Manta, Congado, Malhação de Judas, Pastorinhas e Folias de Reis.

Um atrativo turístico muito famoso em Mariana é a Mina da Passagem. Quem quer um pouco de adrenalina, basta embarcar em um trole e fazer um roteiro através de 300 metros de trilhos. O percurso, muito emocionante, leva o visitante por túneis, salões e águas cristalinas. Um passeio imperdível.

Aproveite o tuor e conheça alguns restaurantes das redondezas, que servem a deliciosa gastronomia mineira. Nada como unir o útil ao agradável, não é mesmo?

Inclua Mariana no seu próximo roteiro de viagens. Conheça também as outras belezas de Minas Gerais.