O Memorial do Descobrimento se localiza na praia do Outeiro da Glória, distante apenas um quilômetro do centro de Porto Seguro. Inaugurado no ano de 2003, seu objetivo é preservar a memória dos descobridores do Brasil.

Quem quiser fazer uma viagem no tempo e redescobrir o Brasil, deixe um pouco de lado a badalação das praias de Porto Seguro  e visite o Memorial do Descobrimento. O espaço abriga uma área de vinte mil metros quadrados, mas o memorial em si possui 600 metros quadrados de área construída. No prédio do Memorial há uma exposição didática sobre o ciclo de 106 anos das grandes navegações portuguesas (Brasil, África e as Índias).

Depois de visitar o memorial, passeie pelo enorme jardim botânico, com sua vegetação típica de restinga. A curiosidade é que são exemplares de espécies que Cabral encontrou quando chegou ao Brasil.

A Alameda do Desenvolvimento levará você à réplica da Nau Capitânia de Cabral por uma trilha em meio a árvores e canto dos pássaros. A Nau semelhante à embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil é algo impressionante. Possui nada menos que 30 metros de comprimento, 8 de largura e 7 de altura.

Réplica da Nau de Cabral

Nau Capitânia de Cabral

Os guias turísticos do Memorial do Descobrimento também são especiais. Os descendentes dos índios pataxós o levarão a uma viagem pelo passado, além de simpáticos guias-mirins, todos muito dispostos e conhecedores da história brasileira.

Como chegar: Seguir pela BR-367 em direção a Santa Cruz Cabrália

 

Mapa de localização – Memorial do Descobrimento, Porto Seguro

[mappress mapid=”129″]