O Mercado Municipal de São Paulo, carinhosamente chamado de Mercadão, é destino obrigatório para os visitantes da capital paulista. Além de apresentar uma grande variedade de frutas, verduras, condimentos e especiarias, o local é um paraíso para admiradores de ingredientes exóticos, principalmente os vindos da Ásia. Outras atrações do Mercado são os bares tipicamente paulistanos.

Mercado Municipal de São Paulo

Mas, vamos começar pelo início…

O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1933, cobrindo uma área de 12.600m². O projeto foi executado em 4 anos, em um prédio monumental, em estilo gótico, caracterizado pelo requinte dos vitrais e claraboias que remetem a temas interioranos e coloniais. Em 2004, ocorreu a primeira grande reforma do Mercadão, que restaurou o projeto original e integrou o mezanino, restaurantes, salas de eventos e outros espaços funcionais ao local.

… e até hoje o Mercadão brilha

Atualmente, o Mercado Municipal é uma “operação diária” que movimenta 1.600 funcionários, 290 boxes e 350 toneladas de alimentos, ao mesmo tempo em que recebe cerca de 15 mil visitantes por dia. No entanto, um dos aspectos mais marcantes desse “cartão postal” de São Paulo é seu ambiente familiar. Normalmente, os feirantes convidam os visitantes a experimentarem as frutas e contam histórias enquanto os clientes escolhem seus produtos.

Um dos campeões de venda é o bacalhau, que, além de ser vendido nas lojas do Mercado, pode ser encontrado nos recheios de pastel do Hocca Bar, um dos mais movimentados do mezanino.

Mercado Municipal de São Paulo SP

Mercadão de São Paulo

Mercadão de São Paulo sp

Outra marca do Mercadão e que não pode “passar batida”, principalmente se você estiver visitando São Paulo pela primeira vez, é o incomparável sanduíche de mortadela. Com apenas 11 reais, você compra um sanduíche de pão francês recheado com 1 kg de mortadela e uma tímida salada de tomate seco. Não dá para perder.

Localização do Mercadão de São Paulo

Não só um espaço gastronômico riquíssimo, o Mercado Municipal de São Paulo é uma ótima amostra do dia a dia do povo paulistano. O prédio fica localizado na Rua Cantareira, no Centro Histórico da cidade e oferece várias opções de comércio e lazer, no coração da maior cidade do Brasil.