Mina do Chico Rei, Ouro PretoO Ciclo do Ouro de Minas Gerais passa pela histórica Mina do Chico Rei, um personagem mítico que teria vindo do Congo e feito fortuna trabalhando nas escavações subterrâneas. Quando alforriado, comprou a mina e se tornou um dos homens mais ricos e respeitados da famosa Vila Rica.

Antes de ganhar esse nome, a mina era conhecida como Encardideira. Foi redescoberta em 1950, quando ganhou o nome de Chico Rei. No auge do Ciclo do Ouro, ela foi uma das maiores do estado. Desativada em 1888, quem deseja visitar o lugar deve se preparar para enfrentar um túnel apertado e úmido, mal cabendo um adulto em pé. A visita é feita somente com acompanhamento guiado até os 50 metros iniciais. É um excelente lugar para as pessoas conhecerem as péssimas condições em que os escravos trabalhavam.

Mina do Chico Rei, Ouro Preto - Minas Gerais

 Mina do Chico Rei MG

Atualmente a Mina do Chico Rei está sendo mapeada por estudantes de Geologia. Sua extensão é de 1500 metros, sendo iluminada apenas no início. Suas galerias vão até a Casa dos Contos e a Escola de Minas, antiga sede do Palácio do Governador.

A Mina do Chico Rei fica localizada entre Ouro Preto e Mariana e é, sem dúvida, um dos grandes atrativos da região. Venha conhecer um pouco da história de Minas Gerais nas suas férias!