Para quem opta por um destino de viagem mais tranquilo, vê em Minas Gerais uma fuga eficaz para a correria das metrópoles. Destinos tranquilos e bonitos como Araxá, Belo Horizonte, Cambuquira, Caxambu, Diamantina, Macacos, Monte Verde, Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei, São Lourenço e Serra do Cipó, são os mais visitados pelos turistas, que não possuem data certa para visitação, ou seja, não há temporadas de turismo.

 Belo Horizonte, capital de Minas Gerais

Turismo em Minas Gerais

A curiosidade e principais buscas dos turistas são as cidades históricas de Ouro Preto e Diamantina, com acervo de arte barroca imenso, o maior do Brasil, apresentando artes conhecidas mundialmente dos artistas Aleijadinho e Ataíde. A arquitetura local também se destaca na preservação histórica, encontrada nas ruas, nas casas, nos museus e nas igrejas, culturalmente tradicionais das regiões.

 

Grutas em Minas Gerais

Gruta de Maquiné

Gruta de Maquiné - Minas Gerais

Conhecida principalmente como o berço da paleontologia brasileira, no local foram encontradas pinturas rupestres, restos de animais pré-históricos, ossos humanos e pedras, possui quatrocentos e quarenta metros de extensão, com iluminação e passarela para o turista poder transitar gruta adentro, com o acompanhamento de um guia local.

Gruta da Lapinha

Gruta da Lapinha em Lagoa Santa - Minas Gerais

Esta gruta também teve papel importante na paleontologia brasileira, com fosseis de animais e ossos humanos que foram denominados como do “homem de lagoa santa”. Possui quinhentos e onze metros de extensão, e também possui iluminação artificial e passarela de proteção para os turistas acessarem locais de difícil locomoção com segurança.

 

Gruta do Rei do Mato

Gruta do Rei do Mato - Minas Gerais

Conhecida principalmente pela beleza de suas estalactites, a gruta possui duzentos e vinte metros de extensão com desnível de pelo menos trinta metros.

 

Tiradentes – Minas Gerais

A cidade de Tiradentes também muito procurada pelos turistas, além de um personagem histórico, a cidade possui um trem secular que ligas as cidades de Tiradentes a São João Del Rei, conhecido como Maria Fumaça, além desta atração, a cidade possui diversas lembranças da época da inconfidência mineira, mostras de cinemas, festivais gastronômicos e festivais de jazz, festivais de fotografia e encontro de fuscas. Notoriamente um destino tranqüilo, com muitos eventos culturais de qualidade que se distanciam dos eventos das metrópoles brasileiras.

Maria Fumaça Minas Gerais