Montes Claros, município mineiro localizado ao norte do estado, fica distante 422 quilômetros de Belo Horizonte. Essa bela cidade também é conhecida como Princesa do Norte.

 Praça da Matriz em Montes Claros, Minas Gerais

Com cerca de 360 mil habitantes, Montes Claros oferece ao visitante tranquilidade e hospitalidade, ao mesmo tempo em que se destaca por ter um grande centro industrial, comércio forte e por acolher empresas de renome nacional. Chama atenção o número de instituições de ensino superior, fazendo com que Montes Claros também seja um importante polo universitário da região.

Considerada uma cidade em franco desenvolvimento, Montes Claros possui um calendário de eventos que agita a cidade. A Exposição Agropecuária Regional é uma das maiores de Minas Gerais. Outro evento que evento movimenta mais de R$ 100 milhões em negócios é a FENICS, Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços, com cerca de 250 expositores. O Carnamontes, carnaval fora de época realizado em setembro, é uma grande festa que reúne aproximadamente 150 mil foliões e conta com o prestígio de artistas nacionais.

O diferencial turístico de Montes Claros está nas suas cavernas e sítios arqueológicos. São cerca de 164 catalogados. O principal é o Complexo Espeleológico da Lapa Grande. A Lapa D’Água e Lapa da Nascente, pertencentes ao Complexo, possuem grande importância arqueológica, já que no interior destas cavernas ficaram fósseis de animais, belíssimas ornamentações, incluindo a formação do Vulcão, um espeleotema que ocorre muito pouco no Brasil. Em algumas cavernas correm rios subterrâneos, com mais de 1 quilômetro de extensão, com lindas cachoeiras.

Montes Claros, Minas Gerais

montes-claros-minas-gerais

A cidade oferece vários parques aos seus moradores. O Parque Municipal Milton Prates possui várias opções de lazer como lagoa com pedalinhos, restaurante, parquinho para as crianças, quadras de esportes com chuveiros, campo de futebol e pista para bicicross. O parque fica localizado junto ao zoológico municipal da cidade.

O Parque Sapucaia é uma reserva florestal, localizado na Serra do Ibituruna e muito procurada por adeptos do aeromodelismo e praticantes de montanhismo, corridas rústicas, ultraleve e asa-delta. Uma das grandes atrações é o teleférico, com capacidade para transportar 90 pessoas. Para os amantes da natureza o Parque Sapucaia é um lugar perfeito. Vale a pena conhecer e desfrutar de momentos deliciosos com sua família e amigos.

Na zona urbana de Montes Claros está localizado o Parque Guimarães Rosa, às margens do Córrego Carrapato. Sua área tem cerca de 46 hectares e o espaço foi criado para proporcionar à cidade mais áreas verdes e lazer para moradores e turistas.

Montes Claros é uma cidade de clima tropical e que no verão costuma receber muita chuva. No inverno, o mês de julho alcança o auge do frio, com temperaturas que ficam na média em 19,5 ° C.

Visite a Princesa do Norte e confira de perto todos os seus encantos.