É no Centro Histórico da Cidade Maravilhosa que se localiza um dos maiores acervos que preservam a história do Brasil. O Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro abriga mais de 287 mil peças que ficam sob a guarda do Ministério da Cultura. São documentos, imagens, moedas, selos, móveis, armas, esculturas, pratarias etc, que contam um pouco da rica história brasileira.

museu historico nacional Museu Histórico Nacional   Rio de Janeiro RJ

O Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro está sempre aberto ao público

Todo o acervo está aberto à visitação. Não deixe de conferir e apreciar O Pátio dos Canhões, Portugueses no Mundo e Do Móvel ao Automóvel. São mostras permanentes e que costumam sempre atrair muitas pessoas, não apenas historiadores, mas estudantes e público em geral. O Museu também realiza exposições temporárias.

Com aproximadamente 127 mil peças, o Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro é o maior da América Latina considerando seu acervo numismático e filatélico, um prato cheio para os colecionadores de moedas, cédulas, selos, carimbos, sinetes, medalhas e ordens honoríficas. A moeda Peça da Coroação, com tiragem de apenas 64 exemplares, é uma das várias peças raras constantes no acervo e que foi cunhada para comemorar a coroação de D. Pedro I.

Museu Museu Histórico Nacional   Rio de Janeiro RJ

 Com uma área de 20.000 metros 2, o Museu foi inaugurado em 1922 e ocupa as dependências do antigo Forte de São Tiago da Misericórdia. Desse, restam somente as fundações. Ainda existem os edifícios da Casa do Trem,  que passou por uma grande reforma na década de 90, o do Arsenal da Guerra e o Pavilhão da Exposição de 1922, ocupado pela biblioteca. O primeiro, inclusive, tem uma participação muito importante na História do Brasil, pois foi nesse local que Tiradentes foi esquartejado.

A biblioteca atualmente possui mais de 57.000 títulos com assuntos que variam entre história, heráldica, filatelia, numismática, museologia, moda e genealogia. Com obras raras dos séculos XVI, XVII e XVIII, o visitante encontrará edições esgotadas e originais.

Já no Acervo Histórico constam mais dados da história brasileira, divididos em documentos manuscritos, fotos e gravuras. Estão disponíveis para pesquisa através de agendamento. No Centro de Referência Luso-Brasileira, criado em 1998 e vinculado ao Arquivo Histórico, estão os documentos relativos às histórias de Portugal e Brasil.

Visite o Museu. Ele fica localizado na Praça Marechal Âncora, no centro do Rio de Janeiro. Está aberto de terça à sexta-feira, das 10 hs às 17h30min. Nos finais de semana e feriados, o horário é das 14 hs às 18 hs. Consulte o site www.museuhistoriconacional.com.br  e se informe sobre os valores da entrada.

Mais pontos turísticos do Rio de Janeiro