Nova Petrópolis foi fundada em 1858 e tem esse nome em homenagem a D. Pedro II. As malharias, lojas de artesanato, hotéis, restaurantes e cafés coloniais são os principais atrativos turísticos desse belo município localizado na Serra Gaúcha.

 Labirinto Verde de nova Petrópolis

Localizado a 100 quilômetros de Porto Alegre, Nova Petrópolis é conhecida como o jardim da Serra Gaúcha. A Praça das Flores com seu colorido e o labirinto verde onde em cada canto é uma emoção diferente atraem os turistas ansiosos para registrar a bela paisagem do lugar. Vestuário em couro, comércio forte de móveis e decorações movimentam a economia do município. Um ponto turístico bastante visitado é a linha de produção da Cooperativa Piá, onde é possível conhecer os resultados da produção agrícola regional.

Atrações de Nova Petrópolis – RS

Em 10 hectares de mata nativa preservada fica o Parque da Aldeia do Imigrante. Sem dúvida é o maior atrativo turístico de Nova Petrópolis, com a missão de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães, colonizadores da região.

O parque é dividido em dois espaços: Aldeia Bávara e a Aldeia Histórica. A primeira se localiza na entrada do parque. O visitante conhecerá o Pórtico de Entrada, as lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais, salão de baile, quiosque para apresentação do folclore e o Jardim da Cerveja. Já a Aldeia Histórica, com arquitetura enxaimel no coração do parque, mostra a estrutura e o funcionamento de uma aldeia de imigrantes entre os anos de 1870 e 1910. As construções contam com quase 100 anos como a capela do imigrante, cemitério, venda com salão de baile, cooperativa de crédito, casa com cantina, ferraria, escola comunitária, casa do professor, casa do sapateiro, casa paroquial, estúdio fotográfico de foto com roupas de época e o museu histórico municipal. O parque foi inaugurado em 12/01/1985.

 Serra Gaúcha Rio Grande do Sul

Serra Gaúcha Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

 

Não deixe de dar uma passadinha no Ninho das Águias. São 720 metros de pura beleza, onde a paisagem do Vale do Caí e o município de Caxias do Sul justifica a visita. As três rampas de salto proporcionam voos incríveis de asa delta e paraglider. O Ninho se localiza a quatro quilômetros do centro de Nova Petrópolis.

A Praça das Flores é um encanto. Bem no centro há um labirinto de cipreste e isso vale toda a diversão. Mede 36 metros de largura, 60 centímetros de parede e possui nove círculos. Para alcançar o centro do labirinto é preciso percorrer 330 metros.

Como você viu, Nova Petrópolis é uma cidade bonita e aconchegante, excelente para passar deliciosos momentos a dois. Venha conhecer!