A Oktoberfest, realizada nos pavilhões da Vila Germânica em Blumenau, é considerada a maior festa alemã do Brasil e a segunda maior do mundo. Certamente o mês de outubro é o mais esperado pelos habitantes da cidade. São 18 dias de festividades que atraem pessoas de outros estados. Desde a sua primeira edição, em 1984, já passaram por lá 17 milhões de pessoas.

 

Oktoberfest – A maior festa alemã das Américas

O grande atrativo da festa, sem dúvida, é a cerveja. Mas a Oktoberfest não é só isso. É uma preservação das tradições alemãs trazidas pelos seus colonizadores e muito valorizadas pelos seus descendentes. O visitante assistirá a espetáculos de danças, música, trajes típicos e degustará a deliciosa culinária alemã.

A diversão não ocorre apenas à noite nos pavilhões. Durante o dia há os desfiles pelo centro da cidade, atraindo muita gente ansiosa para assistir as mais de 100 atrações, seus quase três mil figurantes e os carros alegóricos. As coreografias e as bandas encantam a todos com sua perfeição e alegria. Aliás, Blumenau é pura satisfação durante os dias da Oktoberfest. O blumenauense não esconde seu orgulho por organizar uma festa tão concorrida e perfeita e por viver em uma cidade tão bela.

 oktoberfest 2012

Cerveja na oktoberfest blumenau

oktoberfest blumenau desfile

Blumenau Santa Catarina

As apresentações dos grupos folclóricos também ocorrem diariamente nos pavilhões do Parque durante o evento, de segunda a sexta-feira, à noite e nos finais de semana de dia e de noite, quando trocam as bandas.

A gastronomia é um capítulo à parte. Na Vila Germânica são servidos pratos típicos e que para aqueles que não estão muito acostumados com a culinária alemã, podem achar um pouco esquisito. Os mais pedidos são o Kassler, costeleta de porco com salsicha branca e vermelha, purê e chucrute. Também tem o Eisben que vem a ser joelho de porco com purê, chucrute, salsichas branca e vermelha. E o Marreco Recheado, típico prato da região, onde o prato principal vem acompanhado de arroz, repolho roxo e purê de batata e maçã.

A Oktoberfest é simplesmente o destino turístico do mês de outubro de Santa Catarina. Venha se divertir na Vila Germânica e conhecer um pouco mais da cultura alemã em Blumenau.

Conheça mais pontos turísticos de Santa Catarina