Com 70 mil habitantes, Ouro Preto, antiga Vila Rica, é uma das cidades com maior potencial turístico de Minas Gerais e do Brasil. Sem dúvida nenhuma, a arquitetura colonial é o seu grande destaque, bem como os monumentos religiosos. Em 1980, Ouro Preto foi a primeira cidade a ser declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

cidade de Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto, Minas Gerais – Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade

O potencial econômico de Ouro Preto vem do turismo, mas na região se localizam grandes indústrias metalúrgicas e que também garantem seu desenvolvimento. Destacam-se ainda as reservas minerais do subsolo, como ferro, mármore, ouro, turmalina e topázio.

Os casarios de Ouro Preto são conhecidos no Brasil inteiro, atraindo milhares de turistas. Mas vale a pena conhecer também as paisagens da região. Com cenários belíssimos, quem visita os arredores não imagina que um lugar possa guardar tantas belezas. São vales, mirantes, cachoeiras, trilhas de tempos passados e a imensa mata nativa, resguardada pela criação de Parques Estaduais.

Para se ter uma ideia da importância da bela Ouro Preto para o turismo nacional, a cidade foi recentemente eleita como uma das sete maravilhas brasileiras.

Nos finais de semana e feriados prolongados, Ouro Preto fica tomada de turistas. A infraestrutura hoteleira é excelente. Chama a atenção na decoração dos hotéis a arte barroca. A gastronomia está acima de todas as expectativas, atendendo prontamente a demanda dos turistas, com sua culinária típica.

Fotos de Ouro Preto – MG

Ouro Preto, Minas Gerais mg

Ouro Preto MG

Ouro Preto pontos turísticos

Pontos turísticos de Ouro Preto, Minas Gerais

Chama a atenção de quem visita Ouro Preto, o artesanato, consagrado como um dos melhores de Minas e do Brasil. Os materiais empregados são a pedra-sabão, taquara, madeira, metais e pedras preciosas.

Aliás, é de grande tradição o comércio de joias e pedras preciosas em Ouro Preto. Pela diversidade de gemas, a confecção de joias finas é de ótima qualidade e bom gosto. A cidade também é conhecida como a capital brasileira do topázio imperial, sendo a única produtora mundial dessa pedra. Quanto mais forte a cor da gema, mais valorizada ela é. Essas possuem várias tonalidades que vão do vermelho-cereja a tons alaranjados, passando pelo amarelo-claro. O topázio-imperial é o mais valioso entre todos os tipos dessa pedra.

A pedra sabão é fonte de renda para muitas famílias da região. Com ela são produzidos objetos artísticos e utilitários. Europa e Estados Unidos são um dos grandes compradores dessa arte.

A taquara também produz belos produtos como cestos e esteiras, muito usados pelos habitantes de Ouro Preto na decoração das suas casas.

Ouro Preto guarda muitos encantos. Localizada a apenas 96 quilômetros de Belo Horizonte, inclua essa importante cidade histórica no seu roteiro de férias.

Para mais informações sobre a cidade, acesse o site oficial da prefeitura de Ouro Preto.