Parque das Dunas - Natal RNÉ na capital do Rio Grande do Norte que se localiza a primeira Unidade de Conservação Ambiental do Estado. O Parque das Dunas foi criado em 1977, ocupando uma área com cerca de 1.172 hectares, situada entre os bairros de Mãe Luiza e Ponta Negra.

Sem dúvida nenhuma é um lugar que vale a pena ser visitado. A Mata Atlântica preservada é muito densa, causando sensação entre os visitantes. É o segundo Parque Urbano Brasileiro, superado no quesito tamanho pela Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Para as pessoas que gostam de interagir com a natureza, o parque é um excelente lugar para visitas e pesquisas. O ecossistema é rico e muito variado, abrigando diversas espécies em extinção. Sua paisagem é incrível e além de toda a sua beleza, a maior parte do parque é coberta pela mata de duna litorânea. A flora do Parque das Dunas possui mais de 270 espécies de árvores diferentes. A fauna tem mais ou menos 180 animais entre mamíferos, répteis, aves, borboletas, aranhas e esc

orpiões.

Trilhas do Parque das Dunas

Para entrar no parque, o acesso é pelo Bosque dos Namorados, uma área com 7 hectares e 50 espécies nativas de árvores da Mata Atlântica. O visitante pode conhecer o parque através das trilhas, que são três e divididas por nível de dificuldade. A Trilha Perobinha é a mais fácil de seguir, indicada para crianças acima de cinco anos e adultos sem hábito de praticar exercícios. O tempo de duração para percorrer seus 800 metros de extensão é de aproximadamente 40 minutos. A Trilha Peroba já é mais longa, com 2.400 metros de extensão. Ela leva 1 hora e meia para ser percorrida e é indicada para adolescentes e adultos. E a Trilha Ubaia-Doce é a maior de todas e requer bom preparo físico. Com 4 quilômetros de extensão, o visitante pode levar 2 horas e meia para atravessá-la.

Fotos do Parque das Dunas – Natal RN

Entrada do Parque das Dunas - Natal RN

Parque das Dunas - Natal RN

 Belezas do Parque das Dunas - Natal RN

Parque das Dunas Natal

Parque das Dunas em Natal RN

 

No Centro de Visitantes o turista é orientado e informado de todas as atividades que o parque oferece. É nesse lugar que fica a administração, auditório, sala de exposição, enfermaria, lanchonete e uma biblioteca com temas relacionados ao meio ambiente.

O Parque das Dunas de Natal também possui um Centro de Pesquisas. Lá pesquisadores e estagiários das áreas de ciências biológicas têm à sua disposição laboratórios de botânica e de zoologia. Não muito longe dali, há a Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas. O visitante irá encontrar orquídeas, bromélias, aráceas e cactáceas. No Viveiro Parque das Dunas há produção de mudas de árvores nativas e que são também doadas para as escolas.

Além de um Parque Infantil com brinquedos educativos para crianças de várias faixas etárias, os adultos também podem se divertir com jogos de damas e xadrez, no anfiteatro ao ar livre e no lago artificial.

O Parque das Dunas é muito procurado pelos habitantes de Natal para o lazer. As atrações são muitas e compreendem atividades recreativas, físicas e culturais. O lugar fica aberto para visitação de terça a domingo. Às segundas-feiras são reservadas para manutenção.

Na sua próxima visita a Natal, passe um dia agradável no encantador Parque das Dunas.