No município de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, fica localizado o Parque Estadual de Itapuã, um local belíssimo e Unidade de Conservação da Natureza. Com uma área de aproximada 5.570 hectares, a natureza presenteou os moradores da região com morros, praias de água doce, dunas, lagoas e banhados. No local também são encontrados um enorme número de espécies raras e ameaçadas de extinção. A fauna é diversificada. São répteis, anfíbios, espécies de aves (incluindo migratórias) e mamíferos como jaguatirica, lontra e bugio-ruivo.

 Rio Grande do Sul

O Parque Estadual de Itapuã foi criado em 1991 e aberto para visitação em 2002. O número máximo de visitas é de 350 pessoas por praia. Mesmo assim, por ser uma Unidade de Conservação, há certas normas que devem ser respeitadas no parque. Veja quais são elas:

− É permitido tomar banho nas áreas determinadas, abrir guarda-sol nas praias de areia, usar boias de braço e piscinas infantis podem ser usadas nas áreas de terra ou areia. Crianças devem estar constantemente sob supervisão dos pais ou adulto responsável;

− Não é permitido praticar esportes náuticos como jet ski, pranchas, caiaque e afins, deslocar-se nas pedras, andar de bicicleta, jogar bola, usar churrasqueiras portáteis e fogareiros à gás, colocar som alto, saltar dos trapiches, pendurar objetos em árvores, levar animais domésticos e fazer fogo.

Porto Alegre RS

Rio Grande do Sul

O Parque Estadual de Itapuã também conta com uma boa infraestrutura, com sanitários, vestiários, estacionamento, churrasqueiras e vigilância. Na praia das Pombas há uma lanchonete, mas é recomendado que o visitante leve seus próprios mantimentos.

Para entrar em cada praia aberta à visitação, é cobrado ingresso por pessoa. Ou seja, quem desejar visitar os dois locais paga duas vezes. Até 10 anos crianças não pagam a entrada no parque.

Aproveite esse passeio inesquecível para entrar em contato com a natureza e passar momentos agradáveis com sua família e amigos no Parque Estadual de Itapuã.