Na região de Lambari, no sul de Minas Gerais, fica localizado o Parque Estadual de Nova Baden, um local que impressiona por sua beleza e natureza exuberante.

Parque Estadual de Nova Baden Minas Gerais

Quem visita o Parque terá a chance de admirar árvores como jacarandás, quaresmeiras, cedros, pinheiros, bem como musgos, liquens, bromélias e orquídeas. O mentor de tudo isso foi o Doutor Américo Werneck. Ao chegar à Vila de Águas Virtuosas, atual Lambari, passou a desenvolver seu projeto pioneiro de fruticultura juntamente com a comunidade vizinha à sua propriedade, a famosa Fazenda Pinheiros.

Além disso, o Dr. Werneck ficou conhecido por desenvolver alguns projetos de aproveitamento de recursos nas estâncias hidrominerais da região sul de Minas. Anos depois, após alguns desentendimentos com o governo do Estado em relação à política local, Doutor Werneck foi embora para o Rio de Janeiro e não mais retornou. Em razão disso, o Estado apropriou-se das suas terras e em 1974 elas foram transformadas em Reserva Biológica. Somente em 1995 foi inaugurado o Parque, cujo nome foi uma homenagem à cidade alemã do Doutor Werneck, Baden.

A infraestrutura local é muito boa. Para melhor atender aos turistas, há um Centro de Visitantes, auditório com capacidade para 60 pessoas, salas para administração, quadras para a prática de esporte, pracinhas para as crianças e espaço gastronômico. A segurança do Parque também é bastante privilegiada com portarias e casas residenciais para fiscais e para o Grupamento de Polícia Florestal.

Atrações do Parque Estadual de Nova Baden

A área total do Parque Estadual de Nova Baden é de aproximadamente 214 hectares e além das espécies vegetais que abriga, o lugar é reserva de animais como mamíferos, aves e anfíbios. Destaque para os primatas como o mico e o macaco-prego e para as jaguatiricas, quatis, tatu e tamanduá-mirim.

Quando se fala em beleza natural, o Parque de Nova Baden presenteia seus visitantes com várias nascentes localizadas no interior da mata. A mais procurada pelos turistas é a Cachoeira Sete Quedas, cuja panorama encanta a todos.

Parque Estadual de Nova Baden

Entre outubro e março a temperatura é mais alta, ocorrendo maior quantidade de chuva. O inverno é entre os meses de abril a setembro, onde as temperaturas ficam mais baixas e chove menos.

Caminhar pelo parque através das suas trilhas é um exercício bastante prazeroso. A Trilha do Palmito possui uma extensão de 1,2 km e o nível de dificuldade é baixo. A Trilha dos Troncos é indicada para aquelas pessoas que já possuem um bom preparo físico devido ao seu grau de dificuldade. E a Trilha Sete Quedas apresenta nos seus primeiros 800 metros um trajeto mais acessível, complicando no trecho final de 200 metros e que é justamente ao que leva à bela Cachoeira Sete Quedas.

O Parque Estadual de Nova Baden é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais e espera sua visita!

Mais informações sobre o Parque: www.ief.mg.gov.br